Logo do Jornal O São Paulo

9 seminaristas são admitidos por Dom Odilo como candidatos às ordens sacras

Luciney Martins/ O SÃO PAULO

Na manhã da segunda-feira, 8, So­lenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, foi fes­tejada a padroeira do Seminário Imacu­lada Conceição da Arquidiocese de São Paulo, com uma missa no Seminário de Teologia Bom Pastor, no Ipiranga, presi­dida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Na homilia, o Arcebispo agradeceu a todos que apoiam e se empenham para a manutenção das casas de formação do Seminário Arquidiocesano – Propedêu­tico, Filosofia (etapa do Discipulado) e Teologia (Configuração). Fez ainda men­ção à celebração dos 280 anos do Bispado de São Paulo, criado em 6 de dezembro de 1745, que possibilitou ampliar a ação evangelizadora da Igreja na cidade, por meio de suas estruturas e do testemunho de fé dos católicos ao longo das décadas.

IMACULADA CONCEIÇÃO

Ao falar sobre a Solenidade da Ima­culada Conceição, Dom Odilo recordou que Maria foi preparada por Deus para ser a Mãe do Salvador: “Deus quis pre­parar para Seu filho uma mãe que fosse digna Dele. Por isso, ela foi preservada de toda a mancha do pecado”.

O Arcebispo destacou, também, que Nossa Senhora é mãe e intercessora da humanidade, pois está sempre próxima de Jesus, além de consoladora dos que a ela recorrem, e evangelizadora, porque a todos chama à conversão, à penitência, à oração e a estar mais atentos ao que Jesus ensina. Ela, porém, não deve ser chama­da de corredentora – como esclareceu a nota doutrinal Mater Populi fidelis, sobre alguns títulos marianos, publicada no início de novembro pelo Dicastério para a Doutrina da Fé – pois o Redentor da humanidade é unicamente Jesus Cristo.

ORDENS SACRAS

Após a homilia, Dom Odilo condu­ziu o rito de admissão de nove candi­datos às ordens sacras: os seminaristas Cesar Lima Pereira, Fabio Aparecido do Nascimento da Silva, Gabriel de Barros Augusto, Gil Pierre de Toledo Herck, Kaique Gonçalves de Souza, Leonardo de Morais Soares, Rodolfo Mota da Silva e Vitor Norberto da Silva Pacheco, todos do 2º ano da etapa da Configuração; bem como o seminarista Luis Henrique Ro­drigues de Lima, que está no 3º ano desta mesma etapa.

Perante o Arcebispo, eles assumi­ram o desejo de completar a prepa­ração que os tornará aptos a receber oportunamente o ministério da sagra­da Ordem e de preparar o coração para que possam servir fielmente a Cristo e à Igreja.

Ao admitir um candidato às ordens sacras, a Igreja reconhece que este já tem suficiente amadurecimento nas quatro dimensões apresentadas por São João Paulo na Pastores dabo vobis [exortação apostólica sobre a formação dos sacer­dotes]: humana, espiritual, intelectual e pastoral missionária. Essas mesmas dimensões estão acentuadas na Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, publicada em 2016 pelo Dicastério para o Clero, sobre a formação dos futuros sacerdotes.

Entre os concelebrantes da missa estiveram Dom Carlos Lema Garcia, Dom Cícero Alves de França, Dom Edil­son de Souza Silva e Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispos Auxiliares de São Paulo; os Padres José Adeíldo Perei­ra Machado e Sidnei Fernandes Lima, respectivamente Reitor e Vice-reitor do Seminário de Teologia; Frank Antônio de Almeida, Reitor do Seminário de Fi­losofia; e João Henrique Novo do Prado, Reitor do Seminário Propedêutico; e os neossacerdotes Padres Dêvisson Luan Oliveira Dias, Donato Sousa da Silva e Vitor Fernandes Battisti Petris, ordena­dos por Dom Odilo no sábado, 6.

(Colaborou: Karen Eufrosino)

Deixe um comentário