
No programa “Encontro com o Pastor” da rádio 9 de Julho da terça-feira, 25, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor, o Cardeal Odilo Pedro Scherer dedicou-se à uma profunda reflexão sobre o significado desta solenidade.
O Arcebispo Metropolitano explicou a centralidade da Anunciação: o momento em que o Anjo Gabriel anuncia à Virgem Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus. O Cardeal destacou a conexão temporal desta Solenidade com o Natal, celebrado nove meses depois, ressaltando que este período representa o tempo da gestação de Jesus no ventre de Maria.
O Arcebispo aprofundou-se no mistério da Encarnação, descrevendo-o como a união da divindade com a humanidade, do céu com a terra, de Deus com o homem na pessoa de Jesus Cristo.
“É um grande mistério, uma realidade insondável”, afirmou o Arcebispo, enfatizando a imensa misericórdia e o amor de Deus pela humanidade, citando as palavras de São João sobre o envio do Filho único ao mundo para que todos que Nele creem tenham a vida eterna.
Dom Odilo explicou que o mistério da Encarnação, celebrado na Anunciação, se concretiza no nascimento de Jesus em Belém, quando “novamente os anjos anunciam a glória de Deus manifestada ao mundo por meio de seu Filho.”
Ao final de sua mensagem, Dom Odilo exortou os ouvintes a expressarem sua devoção a Nossa Senhora, seja pela Oração do Terço, seja homenageando-a com flores, e, de maneira especial, participando da Santa Missa.