
Com o começo do outono, na quinta-feira, 20, considerada uma estação de transição entre o verão – quente e úmido – e o inverno – frio e seco –, muitas pessoas se esquecem dos cuidados que costumam adotar durante as ondas de calor, que ano a ano têm sido mais frequentes e intensas em todo o mundo. Nos últimos meses, em São Paulo e em outras localidades do País, recorrentemente os termômetros ultrapassaram os 40°C.
Especialistas alertam para a necessidade de cuidados redobrados com a ocorrência das ondas de calor, cujos impactos são especialmente sentidos por crianças e idosos, que possuem organismos mais sensíveis.
COMO O CORPO SENTE O CALOR EXTREMO?
De acordo com a médica Diana Pineda Infante, especialista em Medicina de Família e pós-graduada em Pediatria e Emergências Pediátricas, quando é exposto a altas temperaturas, o corpo humano sofre uma série de alterações fisiológicas.
“O principal mecanismo de regulação térmica é a sudorese, que auxilia na dissipação do calor, mas pode levar à perda excessiva de líquidos e eletrólitos, causando desidratação. Outros sintomas incluem fadiga, tontura e queda na pressão arterial, especialmente em populações vulneráveis, como crianças, idosos e indivíduos com condições médicas preexistentes” destacou ao O SÃO PAULO.
A médica ressaltou que “outra condição comum é a desidratação severa, que compromete o funcionamento dos órgãos. Além disso, o calor pode agravar problemas cardíacos e respiratórios e provocar quadros de dermatites devido ao aumento da exposição solar. Por isso, ela recomenda a todos a adoção de hábitos de prevenção e permanente busca de informações em fontes confiáveis.
Para aliviar os efeitos das altas temperaturas, é indicado manter os ambientes bem ventilados – com o uso de ventiladores ou condicionadores de ar – e realizar atividades físicas em horários mais frescos.
HIDRATAÇÃO
Estar bem hidratado também é um dos pilares para manter a boa saúde. Segundo a nutricionista Clariana Colaço, em dias de calor intenso o ideal é triplicar o consumo de água. “Para um indivíduo saudável, a recomendação é de 35ml por quilo de peso corporal”, explica.
O alerta maior é para não esperar sentir sede, pois esse já é um sinal de desidratação. “O ideal é manter uma garrafa sempre por perto e ingerir pequenos goles ao longo do dia, preferencialmente 200ml por hora acordada”, enfatizou a nutricionista.
O calor excessivo, porém, não deve ser motivo para o sedentarismo. A prática de exercícios físicos é essencial para manter o corpo ativo e saudável. “O ideal é realizar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, distribuídos em cinco dias de 30 minutos cada”, recomenda Clariana. Atividades simples como caminhar, dançar ou pular corda ajudam a ativar o metabolismo e melhorar a disposição.

ALIMENTAÇÃO
Ter uma alimentação saudável também é fundamental. Verduras e legumes devem ser consumidos diariamente. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 400g de vegetais ao dia, “mas para quem não tem o costume, pode-se iniciar com 150g. Uma dica é o consumo diário de pelo menos cinco tipos de vegetais, de três tipos de frutas e nas refeições uma bela salada ou legumes cozidos ou grelhados”, orienta Clariana.
“Cada grupo alimentar tem nutrientes específicos: os folhosos verdes escuros são ricos em ferro; os amarelos são ricos em betacaroteno. Todas as frutas, verduras e legumes, portanto, são ricos em nutrientes essenciais à saúde. O importante é priorizar a variabilidade de cores e alimentos. Assim, quanto mais colorido o prato mais rica será a refeição com benefícios à nossa saúde”, destaca a nutricionista.
“A alimentação brasileira é uma das mais saudáveis do mundo, porque a junção do arroz com o feijão fornece aminoácidos essenciais ao organismo, além de ter proteínas que ajudam na construção e manutenção muscular, e é fonte de energia e rica em fibras”, enfatiza.
Clariana recomenda, ainda, a ingestão de proteínas de origem animal com baixa concentração de gordura – carne, ovos, peixe e frango – e de fibras, presentes na aveia, cereais integrais e pães, as quais ajudam na parte gastrointestinal e previnem doenças cardiovasculares.
QUE CALOR! O QUE FAZER?
Sugestões práticas com as crianças:
- Estimule o consumo frequente de água, oferecendo-a em copos coloridos ou garrafas divertidas;
- Ofereça frutas hidratantes, como melancia, melão e laranja;
- Evite vesti-las com roupas pesadas; priorize tecidos leves e frescos;
- Programe atividades ao ar livre no início da manhã ou final da tarde para evitar a exposição excessiva ao sol.
Recomendações para os idosos:
- Deixe garrafas de água sempre por perto e incentive que tomem pequenos goles ao longo do dia;
- Reforce o consumo de sopas frias, saladas e frutas ricas em água;
- Mantenha os ambientes bem ventilados – ventiladores ou climatizadores;
- Evite que façam esforços físicos nas horas mais quentes do dia.
RECEITAS PARA ‘DAR ÁGUA NO CORPO’
Suchá de Abacaxi com Hortelã
- 2 fatias de abacaxi
- 200ml de chá de hortelã
- Suco de 1 limão
- Folhas de hortelã
- Gelo e água
- Bata todos os ingredientes no liquidificador, peneire e sirva.
Ceviche de Jiló
- 6 jilós cortados em rodelas finas
- 2 cebolas roxas cortadas em rodelas finas
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 colher (sopa) de coentro picada
- 1 pimenta dedo-de-moça em rodelas sem sementes
- Suco de 2 limões
- Azeite e sal a gosto
- Misture todos os ingredientes e deixe pegar o gosto por 30 minutos antes de servir.
Chá de Cascas de Maçã
- Cascas de 2 maçãs bem higienizadas
- 1 pau de canela
- 3 cravos da índia
- 300ml de água
- Ferva os ingredientes e deixe na infusão por 5 minutos. Passe por uma peneira e sirva quente ou gelado, com bastante gelo.
Ceviche de Abobrinha
- 1 abobrinha grande picada em cubos
- 1 cebola roxa descascada e cortada em fatias finas
- 1 ramo de tomilho
- ½ pimenta dedo-de-moça
- Suco de 1 limão-cravo (sumo e raspas)
- Suco de 1 limão-taiti (sumo e raspas)
- Azeite extravirgem
- Sal e pimenta-do-reino
- Coloque todos os ingredientes em uma travessa, tempere bem, ajuste sal e pimenta e misture. Leve à geladeira até o momento de servir.
Ceviche de banana-da-terra
- 2 bananas-da-terra cortadas ao meio
- 6 tomates-cereja
- ½ xícara (chá) de cebola roxa fatiada
- Suco de 1 limão
- 1 laranja Bahia
- Coentro a gosto
- 1 fio de azeite
- Sal a gosto
- Corte as bananas ao meio, pincele com azeite, coloque em uma frigideira para grelhar até dourar e depois deixe esfriar. Misture a cebola com suco de limão, uma pitada de sal e deixe marinando por 10 minutos. Corte os tomates, misture todos os ingredientes e esprema a laranja Bahia. Coloque o sal e sirva.