‘A Igreja é a comunidade dos discípulos de Jesus e obra da Trindade Santa’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa da terça-feira, 18, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, meditou sobre a maturidade da fé e a promessa da vinda do Espírito Santo sobre os cristãos.

A Eucaristia, celebrada na capela da residência arquiepiscopal, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.   

Crescer e produzir frutos

Na primeira leitura (At 20,17-27), Paulo se despede da comunidade de Éfeso e confia ao povo a missão de continuar o anúncio do Evangelho.

“A nossa vida cristã deve assumir a maturidade. Sempre somos membros da Igreja, da comunidade, e dela recebemos o estímulo e força que nos ajuda caminhar e que nos orienta. Porém, caminhar na fé ou abandoná-la depende de cada um. A maturidade da vida Cristã significa que alguém conscientemente assume o caminho da sua fé”, afirmou Dom Odilo, na homilia.

O Cardeal continuou a reflexão sublinhando que o cristão deve assumir uma fé adulta e não permanecerem apenas nos rudimentos da iniciação. “É preciso crescer e produzir os frutos da fé”, completou.

Oração sacerdotal

No Evangelho do dia (Jo 17,1-11a), Jesus, após dar suas últimas recomendações aos discípulos, antes de sua paixão, volta-se ao Pai e inicia a chamada “oração sacerdotal”, na qual o louva pela obra realizada, por aqueles que o seguiram e permaneceram com ele e reza pelos mesmos, para permanecerem firmes e unidos. Nesse contexto, Jesus novamente promete o envio do Espírito Santo.

“A Igreja é esta comunidade dos discípulos de Jesus, que são filhos de Deus Pai e, portanto, a Trindade Santa está empenhada no bem dos discípulos. A Igreja é uma criatura da Trindade Santa, assim diz o Concílio Vaticano II, repetindo os padres da Igreja”, destacou o Arcebispo.

“Peçamos para que esta oração de Jesus se torne verdade em nós e permaneçamos firmes no amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, concluiu Dom Odilo. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários