‘A sabedoria é um dom que Deus reparte com quem lhe pede e se mantém unido a ele’

‘A sabedoria é um dom que Deus reparte com quem lhe pede e se mantém unido a ele’
Cardeal Odilo Scherer (Foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa da segunda-feira, 8, o Cardeal Odilo Pedro Scherer meditou sobre os escândalos cometidos pela humanidade e a graça da sabedoria divina.

O Arcebispo de São Paulo presidiu a Eucaristia na capela da sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

No Evangelho do dia (Lc 17,1-6), Jesus aleta para o perigo dos escândalos escândalo, e afirma: “Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos”.

Na homilia, Dom Odilo destacou que o escândalo significa levar o outro a pecar, a abandonar a fé, a enveredar pelo mal caminho ou cometer imoralidades. “Devemos cuidar muito para não sermos motivo de escândalos, responsáveis pela perdição e pelo pecado de alguém”, disse.  

No mesmo texto, Jesus exorta: “Se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.

Aumentar a fé

O Arcebispo explicou que na Bíblia, o número sete simboliza a perfeição e, portanto, com essa afirmação, Jesus recomenda que o perdão deve ser dado sempre àqueles que verdadeiramente manifestam seu arrependimento.

Diante das palavras do Senhor, os apóstolos pedem que lhes aumente a fé. E Jesus, então, responde: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

“Só com a fé é possível realizar essas coisas, pois a tendência humana é oposta”, reforça o Cardeal.

Sabedoria

Já a primeira leitura Primeira (Sb 1,1-7) ressalta: “A sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado. O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça”

Ao comentar esse trecho, Dom Odilo sublinhou que a verdadeira sabedoria é iluminada pela fé e é inspirada pelo Espírito Santo, que faz gerar a prática do bem, dos bons comportamento e boas atitudes. “É preciso purificar o coração, abandonar o caminho do mal, para, assim, obter a sabedoria de Deus”

“A sabedoria é um dom de Deus, uma qualidade que ele reparte e concede a quem lhe pede e se mantém unido a ele”, completou o Arcebispo, concluindo: “Peçamos a Deus a sabedoria que nos conduz para a vida”.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter