‘A santidade e a glória de Deus habitam a Igreja’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa da quarta-feira, 9, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, meditou sobre as realidades humana e divina da Igreja de Cristo.

Nesta data, a Igreja também celebra memória de São José de Anchieta, sacerdote jesuíta que fundou a cidade de São Paulo, no século XVI, reconhecido como o apóstolo do Brasil. 

A Eucaristia, celebrada na capela da residência arquiepiscopal, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Ministério da reconciliação

Na primeira leitura (2Cor 3,4-11), São Paulo trata do ministério da reconciliação de Jesus a entre Deus e os homens, afirmando ser um mistério glorioso, justamente por ser um serviço prestado pelo próprio filho de Deus.

Ao comentar esse trecho, na homilia, Dom Odilo ressaltou que esse  ministério de Cristo continua na Igreja. “Nós dizemos que a Igreja é una, santa, católica e apostólica. Sim, ela é santa porque é de Jesus Cristo. Ele está nela. Nós somos a face humana da Igreja, que é frágil, pecadora. Já a face divina é Jesus, é o Espírito Santo que nela habita, a anima e garante a sua santidade”, afirmou o Cardeal.

O Cardeal acrescentou que “o brilho da santidade e da glória de Deus habita a Igreja”, sobretudo, quando são celebrados os santos mistérios dos sacramentos ou a Palavra de Deus é anunciada, mesmo quando estão revestidos de uma humanidade frágil e pecadora.

“Peçamos que, pela intercessão de São José de Anchieta, nunca percamos a fé e confiança na Igreja, que é animada por Jesus Cristo. Empenhemo-nos no caminho do Evangelho, nos seus ensinamentos, para também sermos merecedores da participação na sua glória”, concluiu Dom Odilo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários