“A Tradição Paulista de Presépios” revela a arte centenária do Vale do Paraíba

Fuga para o Egito (Divulgação MAS SP)

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS.SP, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com o Metrô | Companhia do Metropolitano de São Paulo, apresenta “A Tradição Paulista de Presépios” que destaca a tradição cultural e religiosa dos paulistas na montagem de presépios e lapinhas durante a temporada natalina. A mostra, recebe os visitantes de 02 de dezembro de 2023 a 07 de janeiro de 2024 na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes.
A exposição abrange a diversidade de técnicas utilizadas na produção artesanal de presépios, ampliada a partir dos concursos promovidos pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo (SUTACO) na década de 1970. Diversos materiais, desde os tradicionais até inovadores, servem de suporte para as representações do nascimento de Jesus, resultando em 23 conjuntos distintos expostos.
A prática da produção presepista no Brasil remonta à atuação de missionários jesuítas e padres franciscanos na colonização e povoamento em São Paulo. O padre jesuíta José de Anchieta, recém-chegado ao país, é mencionado por estudiosos como um dos pioneiros na confecção de pequenos presépios de barro com os indígenas. Essa tradição, enraizada na herança portuguesa, encontrou no barro o suporte para sua plasticidade, consolidando-se ao longo dos séculos, especialmente no Vale do Paraíba paulista.
Ramon Vieira, coordenador da exposição, destaca a influência portuguesa na produção dos primeiros presépios, ressaltando a relevância das imagens-amuleto de nó de pinho e das singulares paulistinhas, características marcantes da região. Segundo Vieira, “esta tradição santeira, hoje representada pelos figureiros do Vale do Paraíba, é um testemunho vivo da expressão artística e religiosa que perdura ao longo dos anos”.
A Tradição Paulista de Presépios” conta com pinturas, esculturas e objetos que demonstram a variedade de técnicas empregadas pelos artesãos, proporcionando ao público uma experiência única e enriquecedora.
A pluralidade e abundância de materiais são testemunhos da criatividade dos artistas paulistas na interpretação da tradição natalina“. Ramon Vieira

Exposição: “A Tradição Paulista de Presépios
Abertura: 02 de dezembro – sábado – das 11h às 14h
Período: de 02 de dezembro de 2023 a 07 de janeiro de 2024
Local: Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes
Endereço: Av. Tiradentes – Luz , São Paulo
Tel.: 11 3326-3336
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Ingresso: grátis para usuários do Metrô

Fonte: Museu da Arte Sacra de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários