‘A vida cristã não é um caminho de escravidão, mas de liberdade’

Cardeal Odilo Pedro Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã da terça-feira, 11, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.  

Na homilia, Dom Odilo meditou a partir da primeira leitura (At 16,22-34), que narra a conversão do carcereiro da prisão onde estavam Paulo e Silas. O texto mostra que após receber o anúncio da Palavra, o carcereiro os leva para sua casa, onde é batizado com seus familiares, depois, preparou um jantar para Paulo e Silas um jantar e se alegrou com todos os familiares por acreditar em Deus.

“Temos, aqui, todo o itinerário da conversão do carcereiro”, afirmou Dom Odilo, sublinhando os sinais desse processo contidos no texto. Diante do sinal divino do terremoto que abriu o cárcere, o carcereiro pede tochas, que simbolizam a luz da fé, para ver a verdade. Em seguida, o anúncio do Evangelho e a prática da caridade, quando ele leva os prisioneiros libertos para casa para tratar de suas feridas. O passo seguinte é o Batismo e o banquete festivo, que simboliza a Eucaristia.

O Arcebispo ressaltou, ainda, que o carcereiro, que antes servia a um esquema de opressão, de pecado e injustiça é surpreendido pela intervenção de Deus, que o liberta dessa vida.

“A vida cristã não é um caminho de escravidão, mas de liberdade, fraternidade, amor ao próximo, no qual Deus está presente”, acrescentou o Cardeal, pedindo a Deus que as muitas pessoas que estão à procura de Deus o encontrem.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários