Aberta a exposição pelos 200 anos de nascimento de São Kim Degun

Na exposição na Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun são apresentados detalhes da vida do Santo, bem como da história do catolicismo na Coreia e a origem da própria Paróquia Coreana no Brasil

Elicia Bang

Na manhã do domingo, 4, a Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun, Setor Bom Retiro, inaugurou a exposição sobre Santo André Kim Degun. A cerimônia de abertura teve a bênção feita pelo Padre Pius Choi Sang-Soon, Pároco.

São Kim Degun foi o primeiro sacerdote coreano a ser martirizado. Durante cem anos, os católicos da Coreia foram perseguidos pelo governo. Muitos foram presos e pressionados sob tortura a renunciar ao catolicismo, mas dezenas de milhares escolheram morrer defendendo a fé. Um deles foi o Padre Kim Degun.

A Santa Sé, reconhecendo a virtude do martírio heroico do Padre Kim Degun, o beatificou em 5 de julho de 1925, e, no dia 6 de maio de 1984, ele foi canonizado por São João Paulo II junto com outros 102 mártires.

Para comemorar os 200 anos de nascimento de São Kim Degun, a Igreja Católica na Coreia declarou 2021 como ano jubilar, e a Unesco o elegeu como Patrimônio Cultural Imaterial em 2021, por sua importância histórica, cultural e religiosa.

Na exposição na Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun são apresentados detalhes da vida do Santo, bem como da história do catolicismo na Coreia e a origem da própria Paróquia Coreana no Brasil. Há uma cópia do mapa da Coreia e cartas escritas em latim pelo Padre Kim Degun, que se esforçou para trazer os missionários estrangeiros a seu país.

A exposição irá até 27 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 12h. É necessário fazer agendamento prévio para a visitação. A Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun localiza-se na Rua Nair de Teffé, 147, Bom Retiro. Outras informações pelo telefone (11) 2128-0401; WhatsApp (11) 97310-2387 ou pelo e-mail paroquia.cb@gmail.com.

(Por Elicia Bang – Colaboração especial para a Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários