Ações concretas em favor de quem mais precisa no ‘Galpão do Ipiranga’

Reprodução

Em virtude do V Dia Mundial dos Pobres, cujo lema este ano foi “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7), a Região Ipiranga promoveu a ação concreta “Galpão do Ipiranga”, convidando os fiéis a colaborarem com alimentos, roupas, materiais de higiene ou doações em dinheiro para ajudar 300 famílias migratórias que estão residindo em um galpão, localizado na Rua Cipriano Barata, no bairro do Ipiranga.

Para destacar a ação concreta e o propósito do Dia Mundial dos Pobres, foram realizadas três lives no Facebook da Região Ipiranga, entre os dias 9 e 11, abrindo um espaço para formação, discussão e testemunho.

A primeira live teve como tema “Doutrina Social da Igreja”, com a apresentação do Frei José Maria Mohomed Jr., Coordenador Regional de Pastoral. Estiveram presentes o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano; o Cônego Antônio Manzatto e a professora Rosana Manzini, ambos docentes na PUC-SP.

“É nosso dever como cristãos imitar a Jesus, que teve um extremo cuidado e atenção para com os pobres. Não pode acontecer de termos insensibilidade ao nos depararmos com a situação da pobreza e miséria. Que sejamos todos motivados e movidos a fazer a nossa parte”, afirmou o Arcebispo de São Paulo.

O tema “Obras de Fé” norteou a segunda live, com a apresentação do Padre Jorge Bernardes, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia. Partilhando sobre a temática, estiveram presentes o Padre Marcelo Maróstica, Coordenador da Caritas Arquidiocesana de São Paulo; o Padre Lorenzo Nacheli, SRS, Coordenador do Arsenal da Esperança, e Ricardo Frugoli, da Massaria Solidária.

A última live, no dia 11, teve como temática “Testemunhos de amor”, apresentada pelo Frei Fábio Luiz Ribeiro, OSM, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Participaram agentes de pastorais, colaboradores e promotores da caridade, como Francisco Hirota e Abílio Diniz. Na ocasião, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, destacou que “a solidariedade gera fraternidade, mas a partilha expressa o espírito cristão. Somos convidados a viver essa fraternidade, partilhando os dons e os bens que temos para que a nenhum irmão falte aquilo que lhe é necessário”, enfatizou Dom Ângelo. As lives estão disponíveis para revisitação no Facebook (@regiaoipiranga).

Ainda é possível colaborar com a ação concreta “Galpão do Ipiranga”, fazendo doação direta na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Rua Tabor, 283, Ipiranga), ou por meio de transferência bancária, pela conta: Banco Bradesco Ag.: 2720, C/C: 013935, CNPJ: 62.021.308/0001-70, Caritas Arquidiocesana de São Paulo.

(Por Caroline Dupim – Colaboradora de comunicação na Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários