Ações solidárias na região central marcam o Dia Mundial dos Pobres

Foto: Rede Rua

No domingo, 19, na região central da capital paulista, diversas ações foram realizadas por ocasião do VII Dia Mundial dos Pobres, cujo tema escolhido pelo Papa Francisco foi “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4,7).

As atividades foram organizadas pela Caritas Arquidiocesana – Núcleo Região Sé, em parceria com diversas organizações sociais. Uma jornada preparatória aconteceu entre os dias 12 e 19, com o tema “Olhe para mim!”. As atividades aconteceram no Núcleo de Convivência Estação Cidadania, uma parceria da Rede Rua e da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.

A programação diversificada incluiu serviços essenciais como corte de cabelo, brechó solidário e escuta, além de momentos culturais. Marcaram presença representantes do Sefras – Ação Social Franciscana, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral do Povo da Rua, Rede Rua, Centro Gaspar Garcia e Paróquias São Gonçalo e Santa Margarida Maria.

Foto: Rede Rua

Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, ressaltou a importância de se manter uma mentalidade de solidariedade ao longo do ano, reconhecendo a todos como pobres diante de Deus. Ele destacou que não se deve ignorar os menos favorecidos e sempre é preciso cultivar a gratidão por aquilo que se recebe.

Os representantes das instituições organizadoras da ação destacaram a relevância de proporcionar um dia de alegria aos mais vulneráveis da sociedade, bem como a necessidade de se refletir sobre a situação dos mais pobres não apenas neste dia, mas se envolver diariamente em ações de solidariedade e cuidado com aqueles que mais precisam.

Por Rinaldo Santos
Colaborador Especial para a Região

Pascom Paroquial

Um mutirão de atendimentos gratuitos à população foi realizado no domingo, 19, pelas Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, Setor Pinheiros, no contexto do Dia Mundial dos Pobres. Foram ofertados atendimentos médico, jurídico, fisioterapêutico, nutricional, odontológico, psicológico, diversos tipos de exames, vacinação, orientação profissional com entrega de bolsas de estudo, cabeleireiro, vacinação para animais, veterinário, entrega de cestas básicas, doação de roupas, doação de óculos de grau e entrega de kits de higiene pessoal e saúde bucal. Além disso, a comunidade também ofereceu almoço e realizou diversas atividades infantis. Mais de 150 pessoas passaram pelo mutirão.(Por Pascom Paroquial)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários