‘Acolhamos, de coração aberto, a visita de Deus em nossas vidas’

(Foto: Bruno Melo)

Durante a missa desta quarta-feira, 23, na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, exortou os fiéis a abrirem suas casas e suas vidas para a chegada de Jesus Cristo no Natal.

A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese, como acontece desde março, quando se iniciaram as medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus na capital paulista.

João Batista

O Evangelho do dia (Lc 1,57-66) narra o nascimento de João Batista e sua apresentação no templo, quando Zacarias, que estava mudo, confirmou qual seria o nome de seu filho e, a partir de então, voltou a falar e louvar a Deus.

O texto destaca que diante do acontecimento, os vizinhos de Zacarias e Isabel ficaram com medo, e a notícia logo se espalhou pela região. “E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: ‘O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele”, acrescenta o evangelista.

Ao comentar esse trecho, na homilia, Dom Odilo ressaltou que a mesma reação acontece diante do nascimento de Jesus, pois as pessoas reconhecem a ação de Deus e, nesse caso, a percepção será ainda maior com a presença dos anjos que confirmam a manifestação divina.

Promessa de Deus

O Cardeal acrescentou que Zacarias tinha conhecimento de que o nascimento de João era o cumprimento da promessa de Deus. “O conjunto das personagens que compõem a cena do Natal, entre eles João Batista, mostram o quando a ação de Deus está presente entre os homens. Ele não abandona seu povo e o visita”.

“Somos, portanto, convidados a acolher, de coração aberto a visita de Deus em nossas vidas”, enfatizou o Arcebispo, recordando que o Senhor visita a humanidade de muitas maneiras, inclusive em situações de dor e sofrimento.

“Por isso, agora que ainda estamos na situação da pandemia mais uma vez agravada neste período, lembremo-nos que isso não impede a visita de Deus. Pelo contrário, estejamos certos que ele vem ao nosso encontro para nos alegrar, confortar e dizer: ‘Eu estou contigo. Não tenhas medo’”, concluiu o Arcebispo.  

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários