Agasalhe o irmão com a sua solidariedade

Com a chegada das baixas temperaturas, a população pobre precisa enfrentar mais um dos tantos desafios que lhe são postos: o frio. Nesta época, os irmãos necessitados contam, de forma especial, com a solidariedade daqueles que escolhem seguir o exemplo de Jesus, ensinado no Evangelho de Lucas 3,11: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem”.

 A Caritas da Arquidiocese de São Paulo lançou, em 25 de junho, a Campanha do Agasalho 2020, com vistas a sensibilizar as pessoas para a realidade de tantos irmãos e irmãs que vivem em situação de vulnerabilidade.

Em 2020, o tema da campanha é “Agasalhe o seu irmão com a solidariedade”. Os postos de arrecadação são a Casa de Oração do Povo da Rua (Rua Djalma Dutra, 3, Luz), a Missão Belém (Praça da Sé, 47, Centro) e todas as paróquias da Arquidiocese.

EM TEMPOS DE PANDEMIA

Padre Marcelo Maróstica, Diretor da instituição, em entrevista ao O São Paulo explicou que a pandemia de coronavírus foi responsável por algumas mudanças na realização da campanha, como a impossibilidade de participação dos colégios católicos, uma vez que estes permanecem fechados, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias.

Por outro lado, o tema da solidariedade tornou-se mais presente entre as pessoas, e a Caritas vem estimulando que a doação de agasalho esteja contemplada na partilha de mantimentos, que já vinha acontecendo.

O atual momento, segundo o Diretor, alertou para novos hábitos de cuidado com aquilo que é ofertado, evidenciando a virtude da partilha: “Doação não é descarte! Eu dou aquilo que tenho e não aquilo que sobra, aquilo que é essencial para mim, e posso partilhar com os que não têm”, disse o Padre.

Devido aos riscos de contágio, a Caritas solicita que os agasalhos sejam limpos e higienizados antes da doação e que, quando possível, sejam colocados em sacos plásticos individualmente.

“É uma campanha que ajuda aqueles que não conseguem viver no isolamento social, pois não têm casa. Pensar em uma campanha desse tipo é pensar que o nosso agasalho vai ser aquele abraço, aquele pedacinho da casa que a pessoa não tem”, refletiu. 

OLHAR PARA O ENTORNO

Além de serem destinadas a grupos de acolhida específicos, como a Casa de Oração do Povo da Rua, Missão Belém, Serviço Franciscano, entre outros, a Caritas tem estimulado que as paróquias recebam as doações e busquem nas proximidades as situações de necessidade.

 “A campanha tem como objetivo sensibilizar o cuidado com o outro. Muitas pessoas hoje estão sofrendo de fome, de febre e de frio. Precisamos continuar doando como gesto evangélico. Não é apenas o gesto de doar, mas o exercício do nosso amor, da nossa misericórdia para os nossos irmãos”, exortou

OUTROS CAMINHOS DE SOLIDARIEDADE

Além da Campanha do Agasalho promovida pela Arquidiocese de São Paulo, é possível realizar doações por meio de iniciativas como a do “Inverno Solidário”, uma ação do Fundo Social de São Paulo, em parceria com estabelecimentos parceiros, que disponibilizam cestos para a acolhida de agasalhos e cobertores.

Informações: (11) 97549-2459 ou pelo e-mail invernosolidario@sp.gov.br.

A Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo realiza, desde 2009, entre março e setembro, a campanha “Aquece São Paulo”. A iniciativa acontece por meio do cadastro de informações das pessoas que receberão o apoio da campanha. Com os dados, a Cruz Vermelha faz a montagem de kits que contêm camiseta, calça (ou saia) e agasalho na numeração exata dos beneficiados, além de até dois cobertores por família. Acesse o site da Cruz Vermelha e conheça o projeto.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários