Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Aliança de Misericórdia assegura dignidade a crianças e adolescentes em contraturno escolar

Anteriormente instalado na Favela do Moinho, CCA São Domingos Sávio amplia atendimentos no bairro dos Campos Elíseos

Aliança de Misericórdia assegura dignidade a crianças e adolescentes em contraturno escolar - Jornal O São Paulo
Rafael Maciel

Nos últimos anos, a Aliança de Misericórdia tem colaborado na formação educacional e humanística de crianças e adolescentes na Favela do Moinho, por meio CCA São Domingos Sávio, projeto de contraturno escolar, e da Escola de Educação Infantil São Miguel, em um prédio próximo, na Alameda Eduardo Prado, 108, Campos Elíseos.

Com o fim da Favela Moinho, em 2025, para a construção de um parque estadual, por meio de um acordo entre o Governo Federal e o Governo de São Paulo – pelo qual se assegurou que as mais de 800 famílias que lá viviam tenham direito a adquirir um imóvel subsidiado –, a Aliança de Misericórdia reestruturou seus trabalhos na região. 

“Após uma análise criteriosa no bairro pela Aliança de Misericórdia, constatou-se a inexistência de um projeto CCA [Centro para Crianças e Adolescentes] para atendimento do público da região. Assim, o serviço, que antes atendia exclusivamente a comunidade do Moinho, passa a abranger o bairro e seu entorno, contemplando moradores de invasões, cortiços e estudantes de escolas públicas do território”, informou a assessoria de imprensa da Aliança de Misericórdia

Diante do fim da favela do Moinho e do fato de que nos Campos Elíseos já existem quatro unidades de educação infantil com mais vagas disponíveis do que crianças a serem matriculadas, a Aliança de Misericórdia decidiu não dar continuidade à Escola São Miguel para em seu prédio instalar o CCA São Domingos Sávio, que desde 2013 funcionava na Favela do Moinho.

Adequações de infraestrutura

Atualmente, o CCA São Domingos Sávio atende 120 crianças e adolescentes, entre 6 anos e 14 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade comportamental, social e afetiva, nos períodos da manhã e da tarde. Os atendimentos deste ano foram retomados no dia 2. 

Segundo Élida de Freitas Fernandes, gerente deste CCA, o prédio passou por adaptações, “principalmente nos banheiros e bebedouros, para atender crianças e adolescentes maiores, além da instalação de corrimãos, retirada de trocadores para bebês e adequação do mobiliário nas salas de atividades, incluindo a criação de um espaço específico para adolescentes. O novo espaço é mais amplo e conta com diferentes ambientes, como brinquedoteca, salas de artes, reforço escolar e coordenação. Toda equipe que atuava no projeto na Comunidade do Moinho foi transferida para o novo espaço”.

Para ela, a mudança de endereço e a saída do CCA da Comunidade do Moinho “representam um novo ciclo de fortalecimento e crescimento para a instituição tanto na ampliação do atendimento socioeducativo quanto no acolhimento de novas famílias que passaram a integrar o projeto. Para a comunidade, essa transição significa a continuidade do trabalho em um novo espaço, com o fortalecimento dos vínculos, da proteção e das oportunidades, reafirmando o compromisso com o território e com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas famílias”.

Atividades ofertadas

Aliança de Misericórdia assegura dignidade a crianças e adolescentes em contraturno escolar - Jornal O São Paulo
Élida de Freitas

Élida ressaltou que este espaço “seguro, acolhedor e educativo” contribui “para a proteção social, a prevenção de situações de risco e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, impactando positivamente também a vida de suas famílias”. 

Entre as atividades realizadas estão “oficinas de leitura e escrita; roda de histórias, canto coral, artes plásticas, culinária, alimentação, projetos de prevenção – para que cuidem dos espaços e do território onde convivem com atenção e cuidados necessários; de autocuidado e valorização do outro – que visa o aumento da autoestima; pesquisas e descobertas realizadas em salas, para uso em oficinas de artes; atividades esportivas – para estimular o trabalho corporal, em equipe e o respeito individual e coletivo e passeios e retiros, buscando favorecer na criança e adolescente a ampliação de sua visão de mundo e novas perspectivas de vida”, detalhou a gerente do CCA São Domingos Sávio. 

A iniciativa também conta com parcerias com o Sesc Bom Retiro, com o Instituto Porto Seguro e para atendimento psicológico, e realiza a entrega de cestas básicas para as famílias dos atendidos. 

Há, ainda, encontros semanais com os atendidos, com momentos de espiritualidade e vivência de valores, conduzidos pelos missionários da Aliança de Misericórdia. “Também são realizados retiro anual, missas e outros momentos de espiritualidade com as crianças, adolescentes e suas famílias, que contribuem para a construção de um relacionamento baseado na confiança, no acolhimento e na vivência do amor misericordioso de Deus”, concluiu Élida.

Deixe um comentário