‘Amar os inimigos como Jesus nos ensinou é a lei do Evangelho’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa  da quinta-feira, 9, o Cardeal Odilo Pedro Scherer meditou sobre o convite de Jesus à prática da misericórdia para como todos.

O Arcebispo de São Paulo presidiu a Eucaristia na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

No Evangelho do dia (Lc 6,27-38), entre os ensinamentos sobre o Reino de Deus, Jesus exorta os fiéis a amarem os seus inimigos.

Na homilia, Dom Odilo explicou que seguir essas palavras do Senhor não significa desconsiderar a responsabilidade dos atos daqueles que fazem o mal aos outros. “Podemos buscar a justiça, não por ódio, mas para reconstituir a verdade e as relações segundo os critérios da boa convivência… Amar os inimigos como Jesus nos ensinou é a lei do Evangelho. Nós não estamos autorizados a odiar ninguém”, afirmou.

Ser misericordiosos  

Em seguida, Jesus prega sobre a generosidade e a prática da misericórdia. “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado”, diz o Senhor.

“Queridos irmãos e irmãs, levemos essas palavras do Evangelho para a nossa vida. Procuremos viver esta lição sempre atual para o nosso tempo, cheio de ódio, de falsidade, calúnias… Quem faz o mal ao próximo deve prestar contas a Deus”, concluiu o Arcebispo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários