‘Antes de julgar o irmão, olhemos para nós mesmos e sejamos misericordiosos’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta segunda-feira, 21.

A Eucaristia, celebrada na capela de sua residência, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Luís Gonzaga. Nascido em 1568 perto de Mântua, na Lombardia (Itália), era filho dos príncipes de Castiglione. Sua mãe educou-o cristãmente e, desde cedo, manifestou grande desejo de abraçar a vida religiosa.

Renunciando ao principado em favor de seu irmão, Luís ingressou na Companhia de Jesus, em Roma. Durante os estudos de teologia, ocupando-se com o serviço dos doentes nos hospitais, contraiu uma doença que o levou à morte em 1591.

Não julgueis

No Evangelho do dia (Mt 7,1-5), Jesus exorta sobre o julgamento aos outros, que deve ser pautado pela honestidade, retidão e misericórdia, afirmando: “Vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes”.

“Quem não tiver misericórdia não receberá misericórdia”, destacou o Cardeal, ao comentar esse trecho.

Em seguida, Jesus ensina sobre a correção fraterna, enfatizado que, antes de apontar os defeitos alheios, é preciso reconhecer os próprios defeitos. Para isso, o Senhor usa a seguinte imagem: “Tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

“Essa expressão, Jesus convida cada um a olhar para si mesmo antes de julgar ou corrigir o outro… Por isso, é importante ser humilde e honesto para não incorrer em injustiças”, afirmou o Arcebispo.

Por fim, Dom Odilo pediu a Deus a graça da misericórdia nas atitudes para com os irmãos.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter