‘Antes de julgar o irmão, olhemos para nós mesmos e sejamos misericordiosos’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta segunda-feira, 21.

A Eucaristia, celebrada na capela de sua residência, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Luís Gonzaga. Nascido em 1568 perto de Mântua, na Lombardia (Itália), era filho dos príncipes de Castiglione. Sua mãe educou-o cristãmente e, desde cedo, manifestou grande desejo de abraçar a vida religiosa.

Renunciando ao principado em favor de seu irmão, Luís ingressou na Companhia de Jesus, em Roma. Durante os estudos de teologia, ocupando-se com o serviço dos doentes nos hospitais, contraiu uma doença que o levou à morte em 1591.

Não julgueis

No Evangelho do dia (Mt 7,1-5), Jesus exorta sobre o julgamento aos outros, que deve ser pautado pela honestidade, retidão e misericórdia, afirmando: “Vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes”.

“Quem não tiver misericórdia não receberá misericórdia”, destacou o Cardeal, ao comentar esse trecho.

Em seguida, Jesus ensina sobre a correção fraterna, enfatizado que, antes de apontar os defeitos alheios, é preciso reconhecer os próprios defeitos. Para isso, o Senhor usa a seguinte imagem: “Tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

“Essa expressão, Jesus convida cada um a olhar para si mesmo antes de julgar ou corrigir o outro… Por isso, é importante ser humilde e honesto para não incorrer em injustiças”, afirmou o Arcebispo.

Por fim, Dom Odilo pediu a Deus a graça da misericórdia nas atitudes para com os irmãos.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários