Anunciados os contemplados com a Medalha São Paulo Apóstolo 2020

Anunciados os contemplados com a Medalha São Paulo Apóstolo 2020

A Comissão Julgadora da Medalha São Paulo Apóstolo anunciou nesta quarta-feira, 21, os nomes das pessoas e instituições que foram reconhecidas por seu testemunho eclesial e pastoral na Arquidiocese de São Paulo.

Leia, a seguir, a lista de contemplados em suas respectivas categorias:

PESSOAS

TESTEMUNHO LAICAL: Filipe Castelhano Pais

Estudante de Direito, catequista, coordenador do grupo de jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Pari, na Região Episcopal Belém, desenvolve projetos de ação caritativa por meio da arrecadação e entrega de alimentos para a população em situação de rua da cidade.

SERVIÇO SACERDOTAL: Cônego Raphael Emygdio Peretta

Nascido em Caçapava (SP), em 22 de março de 1937, é sacerdote há 50 anos. Desempenhou o ministério presbiteral em diversas paróquias da Arquidiocese, e atuou na formação de futuros padres e diáconos permanentes. Atualmente, colabora na Paróquia São Joaquim, no Cambuci, na Região Episcopal Sé.

AÇÃO CARITATIVA E DE PROMOÇÃO HUMANA: Padre Vítor Bertoli

Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Pinheiros, tem 92 anos e, desde 1960, é membro do Movimento por Um Mundo Melhor. Na paróquia, desenvolve um trabalho de atendimento às pessoas em situação de rua e famílias pobres.

AÇÃO MISSIONÁRIA: Padre Marcelo Maróstica Quadro

Pároco da Paróquia São José do Belém, na Região Episcopal Belém, é coordenador regional de pastoral e diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Destacou-se pela ação pastoral e evangelizadora, especialmente, o serviço da caridade aos mais pobres da paróquia e aos refugiados atendidos pela Caritas.

INOVAÇÃO NA METODOLOGIA PASTORAL: Padre Michelino Roberto

Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América, na Região Episcopal Sé, onde desenvolve um trabalho marcado pelo dinamismo pastoral, valorização da liturgia e formação cristã. A Paróquia também mantém uma creche, além de subsidiar atividades assistenciais e necessidades materiais de outras paróquias da Arquidiocese.

EDUCAÇÃO CRISTÃ: Irmã Bernadete Nakagawa

Religiosa da Congregação das Irmãs Caritas de Jesus, mantenedora do Colégio Caritas, em São Mateus, na zona Leste de São Paulo, realiza um trabalho educacional, confessional e social com cerca de 500 alunos na periferia da cidade.

DEFESA E PROMOÇÃO DA VIDA E DIGNIDADE HUMANA: Nicola Isidoro Martorano Filho

Coordenador do grupo de pesquisadoras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), patenteou um processo inovador de microestação de tratamento de esgoto, que pode ser transportada a locais de difícil acesso, especialmente áreas de periferia.

INSTITUIÇÕES:

CULTURA: Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários

Localizada no bairro da Mooca, na Região Episcopal Sé, destacou-se pela iniciativa Operação Saúde, que promoveu a conscientização das pessoas quanto à prevenção, cuidados e o combate à desinformação na pandemia.

COMUNICAÇÃO SOCIAL: Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (Inbrac)

Entidade mantenedora da Rede Vida, primeira emissora de televisão de inspiração católica do Brasil, tem por vocação a promoção da família e a valorização humana e social, comprometida com a Evangelização.

SERVIÇO SOCIAL: Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia

Criado no ano 2000, com o objetivo de atender as necessidades da população mais vulnerável, doentes e pobres da capital paulista, tem como prioridade a busca contínua do resgate integral do ser humano. 

MENÇÃO HONROSA: Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras)

A organização administrada pela Ordem dos Frades Menores, há mais de 20 anos, tem seu trabalho voltado à população em situação de rua. Desde março, mantém uma Tenda no centro da capital paulista onde são distribuídas cerca de 2,4 mil refeições diárias à população em situação de rua e pessoas afetadas pelos impactos econômicos da pandemia.

CERIMÔNIA DE ENTREGA

A cerimônia de entrega da Medalha acontecerá no dia 11 de novembro, às 20h, no Teatro Tuca (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), e será transmitida pelas mídias digitais.

Notícias relacionadas

Comentários

  1. Muito importante este reconhecimento para pessoas que dedicam suas vidas à serviço das comunidades, geralmente este reconhecimento sempre vem depois de falecidos, apesar que deve estar faltando muita gente nesta lista, quem de nós de vivência Cristã que não conhece alguém com o perfil digno de uma honraria, por demonstrações de ações altruístas, mas o importante mesmo é que temos esta gente sendo Sal e Luz no mundo, muitas vezes tão próximas de nós, apesar de muitas vezes nem chamarem muito atenção, devido a sua simplicidade nas ações, mas Deus está atento!
    Parabéns aos contemplados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter