Aos 83 anos morre a Irmã Judith Lupo, ex-diretora do Bompar

Arquivo pessoal

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) comunicou, na manhã desta terça-feira, 23 de abril, o falecimento da Irmã Judith Lupo, aos 83 anos, em Araraquara, onde residia com a família. 

O velório será realizado no Memorial Fonteri – Unidade 2 (Avenida Portugal, 1030 – Centro – Araraquara – SP), das 12h30 às 16h15. O sepultamento ocorrerá no Cemitério São Bento (Rua Humaitá, 1.717 – Centro, Araraquara – SP).

VIDA E MISSÃO

Natural de Araraquara, Irmã Judith Elisa Lupo nasceu em 27 de maio de 1940, filha de Rômulo Lupo e Luiza Adélia Eberle Lupo. Sua trajetória é marcada por uma profunda devoção religiosa e um compromisso com a defesa dos direitos humanos.

Ainda jovem, Irmã Judith entrou para a Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, onde obteve formação em Filosofia e Orientação Educacional, e seu testemunho como religiosa a levou a administrar colégios e a servir como Conselheira da Província Brasileira e do Conselho Geral, atuando em prol de todas as províncias do mundo.

BOMPAR

CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO BOM PARTO

Na década de 1980, sob a orientação de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, Irmã Judith coordenou a Pastoral da Criança na Região Belém e também se tornou Diretora Cultural do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, que tem como missão articular e contribuir para a defesa dos direitos de crianças, adolescentes, familiares, população em situação de rua e idosos em São Paulo. A religiosa desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de programas socioeducativos nessas áreas, favorecendo o protagonismo social.

A compaixão de Imã Judith diante do sofrimento dos acolhidos e suas habilidades de gestão a levaram a ser eleita Presidente do Conselho Deliberativo do Bom Parto em 1994. 

Sob a gestão de Irmã Judith, o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto contribuiu significativamente para as políticas públicas da cidade de São Paulo nas áreas de Educação Infantil, Assistência Social e Saúde. Atualmente, o centro atende diariamente mais de 15.000 crianças, adolescentes, jovens, famílias, adultos em situação de rua e idosos em suas 48 unidades e sede administrativa.

ORAÇÃO E GRATIDÃO

No final de janeiro deste ano, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, fez uma visita em agradecimento à Irmã Judith Lupo, religiosa da Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria e diretora cultural do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) em meados dos anos 1980.

O Prelado estava acompanhado dos Padres Pierre Rodrigues da Costa, Pároco da Paróquia São Benedito das Vitórias e atual diretor do Bompar, e Miguel Lisboa Aguiar Marcondes, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto e Conselheiro do Bompar, que se deslocaram até Araraquara (SP) e promoveram um momento de oração pela religiosa e seus familiares.

Dom Cícero expressou sua gratidão pelo trabalho e dedicação da Irmã Judith no Bompar, além de ressaltar a atuação da religiosa na instituição e os muitos frutos que gerou. Padre Pierre, que assumiu a direção do Bompar no início deste ano, manifestou à religiosa que espera dar o melhor de si para continuar o legado dela.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários