Aplicativo do Poupatempo tem atendimento em Libras

Ação inédita integra o programa São Paulo São Libras, do Governo de São Paulo, e quebra barreiras comunicacionais ao promover a inclusão efetiva e o acesso igualitário aos serviços públicos

Divulgação (Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo)

Desde quarta-feira (10), os 592 mil cidadãos com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo agora podem solicitar atendimento em Libras diretamente no aplicativo Poupatempo.SP.GOV.BR, que oferece acesso a mais de mil serviços digitais. Com apenas alguns cliques, os usuários podem contar com a presença virtual de intérpretes de Libras para auxiliá-los em suas demandas no Poupatempo e em qualquer outro serviço público estadual, garantindo uma experiência mais fluida, eficiente e igualitária.

“Esse é um marco histórico no estado de São Paulo e revoluciona a rotina das pessoas surdas, permitindo a comunicação direta em Libras por meio do aplicativo. É uma iniciativa que não apenas abre portas para a comunidade surda, mas também representa um avanço significativo na busca por uma sociedade mais inclusiva, onde todos têm igualdade de acesso aos serviços públicos. A tecnologia é uma aliada para criarmos mudanças reais e positivas na vida das pessoas”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Essa expansão inovadora é parte integrante do programa estadual São Paulo São Libras, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). A implementação no aplicativo foi realizada em parceria com a Prodesp, a empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo responsável pelo desenvolvimento do app. São 1,1 mil serviços digitais disponíveis, incluindo renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, verificação de débitos de veículos, informações sobre pontos na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, serviços municipais, entre outros. Além disso, é possível agendar gratuitamente datas e horários para atendimentos presenciais nos postos do Poupatempo.

São Paulo São Libras

Dentro dos serviços públicos do estado, o programa opera por meio de uma plataforma online acessível aos servidores quando um indivíduo com deficiência auditiva busca atendimento. Essa plataforma conecta-os a uma Central de Interpretação de Libras, um serviço que oferece interpretação simultânea por meio de videochamada, em tempo real, realizada por intérpretes de Libras. Na prática, o intérprete utiliza a linguagem de sinais para se comunicar com a pessoa surda e traduz as informações para o servidor em português.

Para garantir uma implementação eficiente, todos os servidores estaduais recebem treinamento sobre como utilizar o sistema e solicitar a presença de um intérprete. A Central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, contando com cerca de cem intérpretes de Libras qualificados e experientes na interpretação simultânea entre Libras e português. Esses profissionais foram contratados por meio de parcerias com a organização da sociedade civil AME-SP e o ICOM.

Fonte: Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários