App integra acesso aos meios de comunicação da Arquidiocese

O aplicativo digital (App) ArquiSP, reúne a rádio 9 de Julho, o jornal O SÃO PAULO e o folheto litúrgico Povo de Deus em São Paulo em uma mesma plataforma, ao alcance da palma da mão

Reprodução

No domingo, 16, Solenidade da Ascensão do Senhor, a Igreja também comemora o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano tem como tema “‘Vem e verás’ (Jo 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Celebrada pela primeira vez em 7 de maio de 1967, no pontificado de São Paulo VI, essa data comemorativa foi estabelecida pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), por meio do decreto Inter mirifica, com o objetivo de “reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social”.

O documento sublinha, ainda, que, além de ser um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, deve ser ocasião para orar por essa causa e “recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”.

Nesta ocasião, a Arquidiocese de São Paulo dá mais um passo no projeto de integração dos seus meios de comunicação, mediante o aplicativo digital (App) ArquiSP, que reúne a rádio 9 de Julho, o jornal O SÃO PAULO e o folheto litúrgico Povo de Deus em São Paulo em uma mesma plataforma, ao alcance da palma da mão.

AGILIDADE

Disponível gratuitamente para dispositivos móveis (smartphones) com os sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google), a ferramenta foi desenvolvida pela empresa de tecnologia Orgsystem e estava em fase de testes desde o ano passado.

Por meio de uma fácil navegação, o usuário tem acesso a um menu pelo qual pode acessar conteúdos dos meios de comunicação da Arquidiocese, além de uma área que reúne todos os artigos, pronunciamentos e programas de rádio do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

No campo da rádio 9 de Julho, é possível ouvir a emissora ao vivo pelo próprio aplicativo, acessar a programação, fazer doações e se cadastrar na “Família dos Amigos”, grupo de benfeitores da emissora arquidiocesana.

Na área do O SÃO PAULO, além de ter acesso às notícias e artigos da versão on-line do jornal, há a opção de enviar sugestões de notícias e habilitar notificações de novos conteúdos.

O espaço do folheto Povo de Deus em São Paulo permite o acesso rápido aos arquivos digitais do subsídio litúrgico e a conteúdos como partituras e músicas.

No aplicativo ArquiSP, também há um campo para o acesso à agenda de eventos arquidiocesanos, que, devido à atual pandemia, estão com as atividades presenciais restritas.

EM BREVE

Os próximos recursos a serem implementados no app são os atalhos individuais para a rádio e o jornal, além de uma área exclusiva para os clérigos, por meio de um login individual, no qual os bispos, padres e diáconos poderão acessar com maior agilidade conteúdos e comunicados enviados pelo Arcebispo e organismos arquidiocesanos.

O projeto também prevê uma área exclusiva para as paróquias disponibilizarem informações e conteúdos próprios, permitindo que o usuário filtre o acesso às informações das paróquias de seu maior interesse.

INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA

A gestora de conteúdo de mídias digitais da Arquidiocese, Katia Maderic, destacou ao O SÃO PAULO, que, além de convergir os conteúdos dos diferentes meios de comunicação arquidiocesanos, que continuarão tendo os seus sites e canais oficiais, o aplicativo possibilita um acesso mais rápido dos usuários pelos dispositivos móveis, cada vez mais usados pela população.

“Pelo aplicativo, o usuário não tem a necessidade de utilizar o navegador de internet e digitar o endereço de cada um dos sites. Agora, para passar de um meio para o outro, basta um simples toque. Isso, além de tornar mais ágil a navegabilidade, economiza o consumo de dados, uma vez que não há a necessidade de carregar o site inteiro toda vez que deseja acessá-lo”, explicou Katia.

Do ponto de vista pastoral, a nova ferramenta também ajuda a integrar mais os serviços de informação da Arquidiocese e a estreitar os vínculos entre fiéis, clérigos, paróquias e meios de comunicação, possibilitando maior interação da Igreja de São Paulo no ambiente digital.

COMO BAIXAR O APP ARQUISP?

Dispositivos Android

Dispositivos iOS

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários