Arcebispo participa de reunião com os diáconos permanentes

Dom Odilo pediu a todos que continuassem com os cuidados contra o coronavírus e disse que reza constantemente por todos os presbíteros e diáconos adoentados

Reprodução da Internet

Na sexta-feira, 28 de maio, o Cardeal Odilo Pedro Scherer esteve reunido, de modo virtual, com os diáconos permanentes da Arquidiocese de São Paulo e com o Cônego Celso Pedro, presbítero que acompanha o diaconato.

Inicialmente, Dom Odilo pediu a todos que continuassem com os cuidados contra o coronavírus e disse que reza constantemente por todos os presbíteros e diáconos adoentados. Na Arquidiocese estão hospitalizados em virtude da COVID-19 os diáconos Jorge Luiz Souza, Marcos Domingues e Josué Magueta.

Os diáconos apresentaram ao Arcebispo algumas de suas preocupações, como os adolescentes e jovens em condição de abandono e o aumento das situações de fome e falta de moradia. Dom Odilo pediu aos diáconos que, como ministros da caridade, ajudassem a promover e organizar a caridade nas paróquias.

O Arcebispo falou ainda sobre a realização da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que terá sua fase final entre os dias 21 e 28 de novembro, com o tema “Todos somos discípulos missionários em saída”. Falou, também, sobre o itinerário de preparação da próxima assembleia geral do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro de 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Ele lembrou o desejo expresso do Papa de que a preparação e a realização da assembleia sejam um “exercício sinodal” na Igreja. Dom Odilo ressaltou que os diáconos, a partir de sua missão própria na Igreja, são convocados a participar dessas ações eclesiais a serem organizadas na Arquidiocese, cooperando para a conversão pastoral e missionária de todos.

No encerramento da reunião, Cônego Celso Pedro confirmou que o retiro diaconal será realizado, de forma virtual, nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto.

(Por Diácono Márcio José Ribeiro – Especial para O SÃO PAULO)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários