Arquidiocese celebra seu Padroeiro, São Paulo Apóstolo, entre os dias 22 e 25

Missas estão programadas para a Catedral da Sé, além de um concerto no Pateo do Collegio, baseado em cartas paulinas

Estátua de São Paulo Apóstolo na Praça da Sé (foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Terá início na sexta-feira, 22, a comemoração da Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, Padroeiro da Arquidiocese de São Paulo.

Na Catedral da Sé, a programação especial será com um tríduo preparatório: nos dias 22 e 23, acontecerá o Ofício Divino, às 11h30, seguido de missa, às 12h. No domingo, 24, o Ofício será às 10h30 e a missa, às 11h.

Na Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, na segunda-feira, 25, acontecerá a missa solene às 9h, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, com a participação de autoridades civis e religiosas. Outra missa será celebrada às 12h.

Todo o tríduo terá transmissão pelas redes sociais da Catedral da Sé (@catedraldasesp), bem como as missas do dia 25, sendo que a das 9h também será transmitida pela rádio 9 de Julho, a emissora da Arquidiocese de São Paulo, e pela Rede Vida de Televisão, TV Canção Nova e TV Pai Eterno, além das plataformas digitais da Arquidiocese (@arquisp).

Os fiéis poderão participar das missas presencialmente. A Catedral da Sé tem respeitado os protocolos atuais para a enfrentamento da pandemia de COVID-19, como a obrigatoriedade do uso de máscara no interior do templo, totens com álcool em gel para a higienização das mãos e marcações nos assentos para garantir o distanciamento social.

No dia 25 de janeiro, A Arquidiocese orienta que missas sejam realizadas em suas paróquias, em toda a cidade, por ocasião da Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo.

Concerto em comemoração ao aniversário da cidade

Para celebrar o Padroeiro da Arquidiocese e festejar os 467 anos da cidade, acontecerá no sábado, 23, às 11h, um concerto em honra a São Paulo Apóstolo. O evento será na Igreja do Pateo do Collegio, local de fundação da cidade em 1554, por missionários jesuítas.

O repertório, inteiramente dedicado aos textos das cartas bíblicas de São Paulo, oferece ao público, de modo inédito, composições do Padre José Weber, SVD, conhecido internacionalmente pela obra dedicada à liturgia renovada pelo Concílio Vaticano II.

Padre José Weber é autor de peças populares entre os católicos, como “Prova de amor maior não há”, “Sim, eu quero” e “Eu vim para que todos tenham vida”, e tem trabalhado em conjunto com Delphim Rezende Porto, diretor de música da Catedral da Sé.

Sobre São Paulo Apóstolo

São Paulo é considerado uma das colunas da Igreja Católica, especialmente por ser responsável pelo anúncio do Evangelho ao mundo pagão. Saulo, como se chamava inicialmente, nasceu entre os anos 5 e 10 da era cristã, na cidade de Tarso, no atual território da Turquia. Convertido ao Cristianismo após uma experiência mística de encontro com Cristo, a caminho de uma viagem para Damasco, na Síria, ele passou a adotar o nome de Paulo e realizou ao menos três viagens missionárias, nas quais converteu os pagãos, sendo por isso também conhecido como o “Apóstolo dos Gentios”.

Paulo foi perseguido e preso por testemunhar a fé em Cristo. Morreu decapitado entre os anos 67 e 68 d.C. Seu corpo foi sepultado fora dos muros da cidade de Roma, onde foi erguida a Basílica a ele dedicada.

Além de Patrono da Arquidiocese, São Paulo Apóstolo é o Padroeiro da cidade e do estado que levam seu nome, conforme decreto do Papa Pio XII, de 24 de maio de 1958.

SERVIÇO


FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO APÓSTOLO

Tríduo preparatório na Catedral da Sé:

Dias 22 e 23, com missas às 12h, e no dia 24, às 11h
Transmissão pela redes digitais da Catedral da Sé – @catedraldasesp

Concerto comemorativo:

Dia 23, às 11h, no Pateo do Collegio Transmissão pelo YouTube do Pateo do Collegio www.youtube.com/pateodocollegio

Festa da Conversão:

Dia 25, na Catedral da Sé: missas às 9h (presidida por Dom Odilo) e às 12h

Transmissão da missa das 9h

*Redes sociais da Arquidiocese de São Paulo (@arquisp) e da Catedral da Sé (@catedraldasesp)

* Rádio 9 de Julho – AM 1.600 kHz – www.radio9dejulho.com.br

* Tevês: Rede Vida, Canção Nova e Pai Eterno

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários