Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

‘Arte sacra para ver e sentir’ é um dos destaques do MAS-SP na ExpoCatólica

Pelo segundo ano consecutivo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), equipamento da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, participa da ExpoCatólica, desta vez com um estande próprio.

“A Expo é uma oportunidade para mostrar o Museu não só como um espaço fixo, mas um museu extramuros”, detalhou, ao O SÃO PAULO, Tatiana Ricci, diretora de planejamento e gestão do MAS-SP.

Iran Monteiro/MAS

A ARTE SACRA ACESSÍVEL A TODOS

Tatiana detalhou as ações para levar os atrativos do MAS-SP a outros municípios e estados, bem como a paróquias, igrejas, dioceses, catedrais, a fim de que mais pessoas conheçam a história do Museu e seu acervo.

“No MAS-SP, temos cerca de 15,7 mil itens, que são parte do governo do estado de São Paulo, parte da Cúria Metropolitana. O nosso maior objetivo em estar  aqui é divulgar que podemos levar exposições do Museu para outros espaços: centros culturais, museus, paróquias, catedrais, qualquer espaço que seja público e que possa receber as nossas obras”, afirmou.

A principal dessas exposições itinerantes é “Arte Sacra para Ver e Sentir”, que também pode ser vista no estande do MAS-SP.

“São réplicas fidedignas das obras que estão no Museu. Nós fazemos um processo curatorial para saber quais são as obras que seriam interessantes de levar para outros municípios e espaços, para que as pessoas tenham ideia sobre a arte sacra, que não é só em esculturas. Temos pinturas, livros raros, numismáticas”, prosseguiu Tatiana.

Para viabilizar essa exposição, é feito o escaneamento de cada peça original, que depois é replicada em material ABS, um plástico ultra resistente, geralmente utilizado em protótipos de carro. Depois, a peça volta para o Museu para se fazer todo o processo de pintura, que mantém as características da obra original.

Tatiana Ricci no estande da Arquidiocese (foto: Katia Maderic/rádio 9 de Julho)

No ano passado, a exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir” foi levada a 18 espaços, entre feiras e municípios, e chamou a atenção do público que pode tocar as peças, diferentemente do que ocorre com as originais, sendo, assim, também uma exposição inclusiva.

“No ano passado aqui na feira, nós tivemos uma experiência muito bonita, emocionante, porque nós trouxemos uma réplica de Nossa Senhora das Dores, de Aleijadinho. E passou um seminarista do Nordeste que se ajoelhou em oração. Então, não é só arte. É o emocional, é a fé, é uma série de outras situações que estão por trás dessa exposição”, ressaltou Tatiana.

CURSOS E CURADORIAS

Iran Monteiro/MAS

Outra divulgação do MAS-SP na feira é o serviço de curadoria para auxiliar igrejas e outros ambientes religiosos a fazerem suas exposições, como recentemente ocorreu na Catedral da Diocese de Bragança Paulista (SP), por ocasião do centenário desta Igreja particular. Há a proposta de ampliar este projeto a todas as paróquias e igrejas que tenham interesse.

Segundo Tatiana, o Museu tem uma forte vertente educativa e formativa para auxílio à evangelização cristã. Anualmente, realiza cerca de 80 cursos, com temáticas diversas, algo que está sendo divulgado na ExpoCatólica, assim como um serviço especial relativo aos devocionais usados em procissões.

“Nas festas de padroeiros, as igrejas realizam suas procissões, mas muitas vezes essas imagens sacras já estão debilitadas. O Museu está oferecendo formas de auxiliar essas igrejas a criar réplicas de imagens sacras usadas em procissões ou que estejam já degradadas”, concluiu Tatiana.

SOBRE A EXPOCATÓLICA

Divulgação/ExpoCatólica

Iniciada na quinta-feira, 3, a ExpoCatólica 2025, maior feira internacional de produtos e serviços para a Igreja na América Latina, prossegue até domingo, dia 6, no Pro Magno Centro de Eventos (Avenida Professora Ida Kolb, 513), nas imediações da Ponte do Limão da Marginal Tietê.

A entrada na ExpoCatólica é gratuita, e o credenciamento pode ser feito pelo site www.expocatolica.com.br. Os eventos paralelos exigem inscrição prévia, devido à limitação de vagas nos auditórios. Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas também pelo Instagram oficial da feira (@expocatolica).

A Arquidiocese de São Paulo, por meio do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, está com um estande na ExpoCatólica, com a programação ao vivo da rádio 9 de Julho em um estúdio avançado, e a redação on-line do jornal O SÃO PAULO. Visite-nos na Rua A, próximo à Arena do Conhecimento e à entrada principal.

Deixe um comentário