Leia a seguir, a síntese de notas e notícias enviadas pela Pastoral da Comunicação da Região Belém para a redação do O SÃO PAULO nesta semana. Esta Região tem como Vigário Episcopal Dom Cícero Alves de França , Bispo Auxiliar da Arquidiocese.
Entre os dias 1º e 3 de agosto, com a participação de cerca de 120 pessoas, as pastorais sociais da Região Episcopal Belém realizaram a 21ª Semana de Fé e Política, com o tema “Na construção coletiva por qual Brasil queremos”.
Na primeira noite, Padre Marcelo Maróstica Quadro, Coordenador Regional de Pastoral, acolheu os presentes e leu uma carta de Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, na qual ressalta que é preciso somar forças, “a fim de que assumamos uma fé verdadeira que exige uma mística libertadora que relacione a dinâmica da fé com o compromisso social”, disse, exortando que ao longo do evento não haja a preocupação em transformar o que é social em favor da vida, mas, sim, “que busque integrar e transformar as realidades da fé e da vida, do social e do espiritual”.
Dom Cícero destacou, ainda, que “terra, teto e trabalho são direitos sagrados” e que devem ser portas de entrada para o bem-estar, a paz e a estabilidade que procedem do Senhor. Por fim, o Bispo exortou os participantes a “caminharem com os pés firmes no chão e com os olhos vivamente abertos para a luz da Palavra de Deus, do ensinamento social da Igreja e para a realidade que nos provoca à ação”.
O primeiro dia foi conduzido pelo historiador Célio Turno, que fez uma análise de conjuntura sobre o panorama da crise socioambiental, civilizacional, econômica e democrática.
Já na segunda noite, palestrou o Cônego Antônio Manzatto, que destacou a perspectiva humanística do Papa Francisco.
A última noite foi conduzida pelo jornalista Peterson Prates, animando os participantes para a amizade social, além de destacar a sinodalidade e a Economia de Francisco e Clara. Prates também ressaltou a cartilha “Encantar a Política”. Palestrou também Márcia Castro, que apresentou as Metas Populares para o Estado de São Paulo, uma construção coletiva das pastorais e movimentos populares, a qual está disponível no site da Pastoral Fé e Política (www.pastoralfp.com).
Por fim, os participantes se dividiram nos grupos temáticos Encantar pela Política; Saúde; Direitos humanos/trabalho/situação carcerária e educação; Ecologia; Mobilidade; Moradia e Direitos da Juventude. Cada grupo propôs metas que serão anexadas ao Jornal das Metas Populares e, posteriormente, entregues aos/os candidatos ao Legislativo e Executivo.
Márcia Castro
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém
No domingo, 7, Dom Cícero Alves de França conferiu o sacramento da Confirmação a 37 jovens e adultos na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, na Mooca, Setor Belém. Concelebrou o Pároco, Padre Gildásio Lima Tanajura. (por Larissa Bernardo)
Na manhã do domingo, 7, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua, na Chácara Mafalda, quando apresentou à comunidade o Padre Tarcísio Marques Mesquita como Administrador Paroquial. Concelebraram os Padres Sidnei Fernandes Lima e Claudinês Venâncio da Silva. (por Elaine Aparecida Franco Magri)
Nos dias 30 e 31 de julho, cerca de 50 jovens se reuniram na Paróquia São Mateus Apóstolo, no Setor São Mateus, para a retomada do grupo “Se Liga”, que havia pausado suas atividades em decorrência da pandemia. (por Diácono Gilmar Freire Rodrigues)
No sábado, 6, aconteceu na Paróquia São Benedito das Vitórias a Ekoar Party, uma festa católica com ênfase na música eletrônica. O evento contou com a presença do DJ Lucas Ninja e Elias Cipriano, indicados ao Troféu Louvemos 2022. Participaram cerca de 40 jovens. Houve também momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Padre Pierre Rodrigues da Costa. (por Karina Oliveira)