As notícias da Região Belém – 10 a 16/08

Leia a seguir, a síntese de notas e notícias enviadas pela Pastoral da Comunicação da Região Belém para a redação do O SÃO PAULO nesta semana. Esta Região tem como Vigário Episcopal Dom Cícero Alves de França , Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

Pascom regional

Entre os dias 1º e 3 de agosto, com a participação de cerca de 120 pessoas, as pastorais sociais da Região Episcopal Belém realizaram a 21ª Semana de Fé e Política, com o tema “Na construção coletiva por qual Brasil queremos”. 

Na primeira noite, Padre Marcelo Maróstica Quadro, Coordenador Regional de Pastoral, acolheu os presentes e leu uma carta de Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, na qual ressalta que é preciso somar forças, “a fim de que assumamos uma fé verdadeira que exige uma mística libertadora que relacione a dinâmica  da fé com o compromisso social”, disse, exortando que ao longo do evento não haja a preocupação em transformar o que é social em favor da vida, mas, sim, “que busque integrar e transformar as realidades da fé e da vida, do social e do espiritual”.  

Dom Cícero destacou, ainda, que “terra, teto e trabalho são direitos sagrados” e que devem ser portas de entrada para o bem-estar, a paz e a estabilidade que procedem do Senhor. Por fim, o Bispo exortou os participantes a “caminharem com os pés firmes no chão e com os olhos vivamente abertos para a luz da Palavra de Deus, do ensinamento social da Igreja e para a realidade que nos provoca à ação”. 

O primeiro dia foi conduzido pelo historiador Célio Turno, que fez uma análise de conjuntura sobre o panorama da crise socioambiental, civilizacional, econômica e democrática. 

Já na segunda noite, palestrou o Cônego Antônio Manzatto, que destacou a perspectiva humanística do Papa Francisco.

A última noite foi conduzida pelo jornalista Peterson Prates, animando os participantes para a amizade social, além de destacar a sinodalidade e a Economia de Francisco e Clara. Prates também ressaltou a cartilha “Encantar a Política”. Palestrou também Márcia Castro, que apresentou as Metas Populares para o Estado de São Paulo, uma construção coletiva das pastorais e movimentos populares, a qual está disponível no site da Pastoral Fé e Política (www.pastoralfp.com). 

Por fim, os participantes se dividiram nos grupos temáticos Encantar pela Política; Saúde; Direitos humanos/trabalho/situação carcerária e educação; Ecologia; Mobilidade; Moradia e Direitos da Juventude. Cada grupo propôs metas que serão anexadas ao Jornal das Metas Populares e, posteriormente, entregues aos/os candidatos ao Legislativo e Executivo.

Márcia Castro
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém 

Pascom paroquial

No domingo, 7, Dom Cícero Alves de França conferiu o sacramento da Confirmação a 37 jovens e adultos na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, na Mooca, Setor Belém. Concelebrou o Pároco, Padre Gildásio Lima Tanajura.  (por Larissa Bernardo)

Marcello Garcia Nacca

Na manhã do domingo, 7, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua, na Chácara Mafalda, quando apresentou à comunidade o Padre Tarcísio Marques Mesquita como Administrador Paroquial. Concelebraram os Padres Sidnei Fernandes Lima e Claudinês Venâncio da Silva. (por Elaine Aparecida Franco Magri)

Pascom paroquial

Nos dias 30 e 31 de julho, cerca de 50 jovens se reuniram na Paróquia São Mateus Apóstolo, no Setor São Mateus, para a retomada do grupo “Se Liga”, que havia pausado suas atividades em decorrência da pandemia.  (por Diácono Gilmar Freire Rodrigues)

Pascom paroquial

No sábado, 6, aconteceu na Paróquia São Benedito das Vitórias a Ekoar Party, uma festa católica com ênfase na música eletrônica. O evento contou com a presença do DJ Lucas Ninja e Elias Cipriano, indicados ao Troféu Louvemos 2022. Participaram cerca de 40 jovens. Houve também momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Padre Pierre Rodrigues da Costa.  (por Karina Oliveira)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários