Realizada simultaneamente nas seis regiões episcopais, aconteceu na manhã do sábado, 2, a segunda etapa da Assembleia de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, com a participação dos bispos auxiliares, padres, diáconos, religiosos, leigos coordenadores de pastoral e responsáveis por movimentos, associações, novas comunidades e outros organismos eclesiais, com o objetivo de preparar a terceira etapa da Assembleia, que ocorrerá em 18 de maio.
Iniciada em dezembro passado, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral tem como objetivo geral propor um programa pastoral que organize adequadamente as propostas do 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo (2017-2023) e as questões fundamentais à sua implantação em vista do projeto de pastoral da Arquidiocese de São Paulo.
ANÚNCIO, SANTIFICAÇÃO E TESTEMUNHO
Seguindo a mesma dinâmica nas seis regiões, foi apresentado aos participantes o conceito e a natureza de um programa pastoral, visando ao projeto pastoral e, consequentemente, ao plano de pastoral.
Foi apresentada, ainda, a nova proposta pastoral da Arquidiocese, a partir dos eixos Anúncio, Santificação e Testemunho, para serem assumidos em comissões arquidiocesanas, regionais, decanais e paroquiais.
As propostas da Assembleia Sinodal e as questões fundamentais à implantação do sínodo foram organizadas a partir dos três eixos para que, em grupos, fossem eleitas as propostas para o programa pastoral, sistematizadas para cada comissão (Anúncio, Santificação e Testemunho) a serem executadas em curto, médio e longo prazo.
Por fim, foram escolhidos os delegados para a terceira e última sessão da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
MISSÃO DA IGREJA
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, esteve nas assembleias de algumas regiões episcopais para acompanhar e motivar os trabalhos.
Dom Odilo explicou a nova impostação da ação evangelizadora e pastoral da Arquidiocese a partir do anúncio do Evangelho, da adoração de Deus e santificação do homem e do testemunho da caridade e da vida nova em Cristo.
“Para que fazemos pastoral? Para que temos toda essa organização de decanatos, de paróquias, associações, com que objetivo? O que devemos ter claro? A vida pastoral deve existir à expressão da missão da Igreja?”, disse o Arcebispo aos participantes da assembleia nas regiões Belém, Ipiranga e Sé, sublinhando a necessidade de que cada organização pastoral se encaixe em um ou mais desses eixos, para que a ação pastoral seja, de fato, serviço e expressão da Igreja.
“A organização pastoral que vocês conheceram, o cronograma da Arquidiocese, nada disso deixa de existir. Como facilitar, como melhor acompanhar tudo isso? E como fazer acontecer?”, observou Dom Odilo, reforçando que os três eixos que agora estão sendo propostos vão facilitar a vida e a missão da Igreja.
“É isso que buscamos, e continuaremos buscando, no próximo passo da Assembleia da Arquidiocese”, completou o Arcebispo.
Durante as asssembleias, houve a apresentação dos padres decanos dos 24 decanatos da Arquidiocese, distribuidos nas seis regiões episcopais.
Está previsto que os Vicariatos Episcopais da Saúde e dos Enfermos; da Pastoral da Comunicação; da Pastoral do Povo da Rua; e da Educação e Universidade realizem suas assembleias nas próximas semanas. A do Vicariato da Saúde e dos Enfermos já está agendada para 21 de março, às 9h, na Cúria Metropolitana, com a participação dos que forem oportunamente convocados.
Belém: Dom Cícero exorta fiéis a cada vez mais serem testemunhas do Reino de Deus na cidade
Cerca de 300 pessoas se reuniram na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Decanato Santa Maria e São José, para a segunda etapa da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no sábado, 2.
A assembleia foi conduzida por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e pelo Padre Eduardo Aparecido de Araújo, Coordenador Regional de Pastoral. Participaram padres, diáconos e leigos agentes de pastoral das paróquias e comunidades.
O Cardeal Odilo Pedro Scherer participou do início dos trabalhos da assembleia. Após a fala do Arcebispo, o Padre Marcelo Maróstica, Pároco da Paróquia São José do Belém, fez uma breve exposição sobre a importância da vivência pastoral.
Depois, Dom Cícero recordou o tema desta etapa regional da assembleia – “Um só corpo e um só espírito” – e ressaltou que se trata de um convite para colocar em prática as diretrizes e as propostas do sínodo arquidiocesano.
“O contexto da assembleia é procurarmos ser cada vez mais testemunhas do Reino de Deus na cidade”, afirmou, convidando que todos refletissem sobre como anunciar o Evangelho na realidade da metrópole.
O Prelado disse ainda que o agir pastoral atualiza a prática de Jesus, por meio da ação da Igreja e dos cristãos.
(Por Fernando Arthur)
Brasilândia: Mais de 260 pessoas formulam propostas para o anúncio, a santificação e o testemunho da fé
O Santuário Sião Jaraguá, no Decanato São Barnabé, sediou na manhã do sábado, 2, a etapa regional da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
A atividade foi conduzida por Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, e pelo Padre Roberto Moura, Coordenador Regional de Pastoral. Participaram mais de 260 pessoas, entre padres, diáconos, religiosos e leigos representantes das paróquias da Brasilândia.
Após oração inicial, Dom Carlos Silva acolheu o grupo e apresentou os objetivos da Assembleia: a formulação de propostas para um Programa Pastoral da Arquidiocese e a escolha dos delegados que participarão da terceira e última etapa da assembleia, em maio.
Padre Roberto Moura fez uma retrospectiva da primeira etapa realizada em dezembro de 2023. Destacou, na etapa atual, a composição de três comissões de trabalho: Anúncio, Santificação e Testemunho.
Um dos pontos observados como prioridade nas comissões foi a importância de formação de novos catequistas com um olhar mais apurado para as missões.
A expectativa externada pelos participantes é que se possa construir uma caminhada de mais unidade e comunhão em toda a Arquidiocese.
(por Priscila Rocha e Taíse Cortês)
Ipiranga: Dom Ângelo destaca ser tempo oportuno para indicar prioridades da ação evangelizadora
Mais de 200 pessoas participaram da segunda etapa da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, ocorrida no sábado, 2, no Auditório Dom Paulo Evaristo Arns do campus Ipiranga da PUC-SP.
Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, acolheu a todos e fez especial referência aos que participam das paróquias que passaram a fazer parte da Região em janeiro.
“Estamos em um momento crucial com a oportunidade de, à luz do Espírito Santo, indicar as prioridades da ação evangelizadora na cidade de São Paulo. Somos a Igreja viva da Arquidiocese de São Paulo, em sintonia com o Papa Francisco e com o povo de Deus presente na Arquidiocese. Façamos nossa parte com alegria e esperança”, disse o Bispo.
Em seguida, Padre Antônio de Lisboa Lustosa Lopes, Ecônomo da Região e Pároco da Paróquia São João Clímaco, Decanato Santo André, fez memória dos pontos importantes da caminhada eclesial. “Planejamento Pastoral não é feito por formulários e aplicativos, mas pelas práticas da comunidade, no espírito da eclesialidade”, afirmou o Sacerdote.
Para o Frei José Maria Mohomed Júnior, Coordenador de Pastoral da Região Ipiranga, a assembleia foi momento propício para indicar as possíveis prioridades pastorais, e também de unidade da Arquidiocese de São Paulo.
(por Karen Eufrosino)
Lapa: 300 pessoas dialogam sobre como aprimorar o serviço e a missão da Igreja em São Paulo
Com a presença de cerca de 300 pessoas, entre padres, diáconos, religiosos e agentes de pastoral dos Decanatos São Simão, São Tito e São Bartolomeu, aconteceu na manhã do sábado, 2, na Paróquia São José, no Jaguaré, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral na Região Lapa.
A assembleia foi presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, e conduzida pelo Padre Pedro Augusto Ciola de Almeida, Coordenador Regional de Pastoral.
Dom Carlos em sua fala inicial destacou que é preciso haver vivência pastoral dos fiéis, ou seja, estar a serviço da vida em missão da Igreja como um todo, em torno dos três eixos: anúncio do Evangelho; adoração de Deus e santificação do homem; e testemunho da caridade e da vida nova em Cristo.
Em seguida, em grupos, os participantes pensaram em propostas nas comissões de Anúncio, Santificação e Testemunho. Por fim, aconteceu a avaliação dos temas abordados, a partir da apresentação feita por um representante de cada grupo.
(por Benigno Naveira)
Santana: Dom Jorge: ‘Todo este trabalho de hoje ajudará nos caminhos pastorais da Arquidiocese’
A etapa regional da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral na Região Santana aconteceu na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Decanato Santo Estêvão, na manhã do sábado, 2, com a participação de 248 pessoas.
A assembleia foi conduzida por Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, e pelo Padre Andrés Marengo, Coordenador Regional de Pastoral.
Dom Jorge salientou a importância do evento na Região com vistas à conclusão da Assembleia Arquidiocesana, em maio, seja pela participação ativa de todas as Regiões, seja pela eleição dos delegados que irão representar a Região Santana. Lembrou, ainda, que a etapa regional também é uma ocasião de encontro e fraternidade entre todas as paróquias. “Todo esse trabalho de hoje ajudará nos caminhos pastorais da Arquidiocese para os próximos anos, para uma verdadeira caminhada pós-sinodal”, concluiu o Prelado.
(por Padre Lucas Gobbo, CR)
Sé: Padres, religiosos e leigos refletem sobre a implantação das propostas do sínodo
Na manhã do sábado, 2, no Auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), Decanato São Tiago de Alfeu, aconteceu a etapa regional da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
O encontro foi conduzido por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, e pelo Cônego José Arnaldo Juliano dos Santos, Coordenador Regional de Pastoral e membro da Comissão do sínodo arquidiocesano. A assembleia contou com a participação de aproximadamente 180 pessoas, entre padres, religiosos e leigos.
Dom Rogério acolheu a todos, enfatizando a importância da participação e reflexão sobre as propostas da Assembleia Sinodal e também sobre as questões fundamentais à implantação do sínodo nas comissões de Anúncio, Santificação e Testemunho, em vista do Projeto de Pastoral da Arquidiocese. Também explanou sobre a estrutura e funcionamento dos quatro decanatos da Região.
Dom Odilo participou do momento final da Assembleia, motivando e abençoando a todos.
(por Secretariado de Comunicação Regional)