Assembleia arquidiocesana avança no propósito de renovação pastoral

Cardeal Odilo Pedro Scherer fala aos participantes da etapa regional da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada na Região Ipiranga
Luciney Martins/O SÃO PAULO

Realizada simultaneamente nas seis regiões episcopais, aconteceu na manhã do sábado, 2, a segunda etapa da Assembleia de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, com a participação dos bispos auxiliares, padres, diáconos, religiosos, leigos coordenadores de pastoral e responsáveis por movimentos, associações, novas comunidades e outros organismos eclesiais, com o objetivo de preparar a terceira etapa da Assembleia, que ocorrerá em 18 de maio.

Iniciada em dezembro passado, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral tem como objetivo geral propor um programa pastoral que organize adequadamente as propostas do 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo (2017-2023) e as questões fundamentais à sua implantação em vista do projeto de pastoral da Arquidiocese de São Paulo.

ANÚNCIO, SANTIFICAÇÃO E TESTEMUNHO

Seguindo a mesma dinâmica nas seis regiões, foi apresentado aos participantes o conceito e a natureza de um programa pastoral, visando ao projeto pastoral e, consequentemente, ao plano de pastoral.

Foi apresentada, ainda, a nova proposta pastoral da Arquidiocese, a partir dos eixos Anúncio, Santificação e Testemunho, para serem assumidos em comissões arquidiocesanas, regionais, decanais e paroquiais.

As propostas da Assembleia Sinodal e as questões fundamentais à implantação do sínodo foram organizadas a partir dos três eixos para que, em grupos, fossem eleitas as propostas para o programa pastoral, sistematizadas para cada comissão (Anúncio, Santificação e Testemunho) a serem executadas em curto, médio e longo prazo.

Por fim, foram escolhidos os delegados para a terceira e última sessão da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

MISSÃO DA IGREJA

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, esteve nas assembleias de algumas regiões episcopais para acompanhar e motivar os trabalhos.

Dom Odilo explicou a nova impostação da ação evangelizadora e pastoral da Arquidiocese a partir do anúncio do Evangelho, da adoração de Deus e santificação do homem e do testemunho da caridade e da vida nova em Cristo.

“Para que fazemos pastoral? Para que temos toda essa organização de decanatos, de paróquias, associações, com que objetivo? O que devemos ter claro? A vida pastoral deve existir à expressão da missão da Igreja?”, disse o Arcebispo aos participantes da assembleia nas regiões Belém, Ipiranga e Sé, sublinhando a necessidade de que cada organização pastoral se encaixe em um ou mais desses eixos, para que a ação pastoral seja, de fato, serviço e expressão da Igreja.

“A organização pastoral que vocês conheceram, o cronograma da Arquidiocese, nada disso deixa de existir. Como facilitar, como melhor acompanhar tudo isso? E como fazer acontecer?”, observou Dom Odilo, reforçando que os três eixos que agora estão sendo propostos vão facilitar a vida e a missão da Igreja.

“É isso que buscamos, e continuaremos buscando, no próximo passo da Assembleia da Arquidiocese”, completou o Arcebispo.

Durante as asssembleias, houve a apresentação dos padres decanos dos 24 decanatos da Arquidiocese, distribuidos nas seis regiões episcopais.

Está previsto que os Vicariatos Episcopais da Saúde e dos Enfermos; da Pastoral da Comunicação; da Pastoral do Povo da Rua; e da Educação e Universidade realizem suas assembleias nas próximas semanas. A do Vicariato da Saúde e dos Enfermos já está agendada para 21 de março, às 9h, na Cúria Metropolitana, com a participação dos que forem oportunamente convocados.

Belém: Dom Cícero exorta fiéis a cada vez mais serem testemunhas do Reino de Deus na cidade

Fernando Arthur

Cerca de 300 pessoas se reuniram na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Decanato Santa Maria e São José, para a segunda etapa da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no sábado, 2.

A assembleia foi conduzida por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e pelo Padre Eduardo Aparecido de Araújo, Coordenador Regional de Pastoral. Participaram padres, diáconos e leigos agentes de pastoral das paróquias e comunidades.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer participou do início dos trabalhos da assembleia. Após a fala do Arcebispo, o Padre Marcelo Maróstica, Pároco da Paróquia São José do Belém, fez uma breve exposição sobre a importância da vivência pastoral.

Depois, Dom Cícero recordou o tema desta etapa regional da assembleia – “Um só corpo e um só espírito” – e ressaltou que se trata de um convite para colocar em prática as diretrizes e as propostas do sínodo arquidiocesano.

“O contexto da assembleia é procurarmos ser cada vez mais testemunhas do Reino de Deus na cidade”, afirmou, convidando que todos refletissem sobre como anunciar o Evangelho na realidade da metrópole.

O Prelado disse ainda que o agir pastoral atualiza a prática de Jesus, por meio da ação da Igreja e dos cristãos.

(Por Fernando Arthur)

Brasilândia: Mais de 260 pessoas formulam propostas para o anúncio, a santificação e o testemunho da fé

Mauro Cesar

O Santuário Sião Jaraguá, no Decanato São Barnabé, sediou na manhã do sábado, 2, a etapa regional da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

A atividade foi conduzida por Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, e pelo Padre Roberto Moura, Coordenador Regional de Pastoral. Participaram mais de 260 pessoas, entre padres, diáconos, religiosos e leigos representantes das paróquias da Brasilândia.

Após oração inicial, Dom Carlos Silva acolheu o grupo e apresentou os objetivos da Assembleia: a formulação de propostas para um Programa Pastoral da Arquidiocese e a escolha dos delegados que participarão da terceira e última etapa da assembleia, em maio.

Padre Roberto Moura fez uma retrospectiva da primeira etapa realizada em dezembro de 2023. Destacou, na etapa atual, a composição de três comissões de trabalho: Anúncio, Santificação e Testemunho.

Um dos pontos observados como prioridade nas comissões foi a importância de formação de novos catequistas com um olhar mais apurado para as missões.

A expectativa externada pelos participantes é que se possa construir uma caminhada de mais unidade e comunhão em toda a Arquidiocese.

(por Priscila Rocha e Taíse Cortês)

Ipiranga: Dom Ângelo destaca ser tempo oportuno para indicar prioridades da ação evangelizadora

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Mais de 200 pessoas participaram da segunda etapa da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, ocorrida no sábado, 2, no Auditório Dom Paulo Evaristo Arns do campus Ipiranga da PUC-SP.

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, acolheu a todos e fez especial referência aos que participam das paróquias que passaram a fazer parte da Região em janeiro.

“Estamos em um momento crucial com a oportunidade de, à luz do Espírito Santo, indicar as prioridades da ação evangelizadora na cidade de São Paulo. Somos a Igreja viva da Arquidiocese de São Paulo, em sintonia com o Papa Francisco e com o povo de Deus presente na Arquidiocese. Façamos nossa parte com alegria e esperança”, disse o Bispo.

Em seguida, Padre Antônio de Lisboa Lustosa Lopes, Ecônomo da Região e Pároco da Paróquia São João Clímaco, Decanato Santo André, fez memória dos pontos importantes da caminhada eclesial. “Planejamento Pastoral não é feito por formulários e aplicativos, mas pelas práticas da comunidade, no espírito da eclesialidade”, afirmou o Sacerdote.

Para o Frei José Maria Mohomed Júnior, Coordenador de Pastoral da Região Ipiranga, a assembleia foi momento propício para indicar as possíveis prioridades pastorais, e também de unidade da Arquidiocese de São Paulo.

(por Karen Eufrosino)

Lapa: 300 pessoas dialogam sobre como aprimorar o serviço e a missão da Igreja em São Paulo

Benigno Naveira

Com a presença de cerca de 300 pessoas, entre padres, diáconos, religiosos e agentes de pastoral dos Decanatos São Simão, São Tito e São Bartolomeu, aconteceu na manhã do sábado, 2, na Paróquia São José, no Jaguaré, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral na Região Lapa.

A assembleia foi presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, e conduzida pelo Padre Pedro Augusto Ciola de Almeida, Coordenador Regional de Pastoral.

Dom Carlos em sua fala inicial destacou que é preciso haver vivência pastoral dos fiéis, ou seja, estar a serviço da vida em missão da Igreja como um todo, em torno dos três eixos: anúncio do Evangelho; adoração de Deus e santificação do homem; e testemunho da caridade e da vida nova em Cristo.

Em seguida, em grupos, os participantes pensaram em propostas nas comissões de Anúncio, Santificação e Testemunho. Por fim, aconteceu a avaliação dos temas abordados, a partir da apresentação feita por um representante de cada grupo.

(por Benigno Naveira)

Santana: Dom Jorge: ‘Todo este trabalho de hoje ajudará nos caminhos pastorais da Arquidiocese’

Denilson Rabelo

A etapa regional da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral na Região Santana aconteceu na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Decanato Santo Estêvão, na manhã do sábado, 2, com a participação de 248 pessoas.

A assembleia foi conduzida por Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, e pelo Padre Andrés Marengo, Coordenador Regional de Pastoral.

Dom Jorge salientou a importância do evento na Região com vistas à conclusão da Assembleia Arquidiocesana, em maio, seja pela participação ativa de todas as Regiões, seja pela eleição dos delegados que irão representar a Região Santana. Lembrou, ainda, que a etapa regional também é uma ocasião de encontro e fraternidade entre todas as paróquias. “Todo esse trabalho de hoje ajudará nos caminhos pastorais da Arquidiocese para os próximos anos, para uma verdadeira caminhada pós-sinodal”, concluiu o Prelado.

(por Padre Lucas Gobbo, CR)

Sé: Padres, religiosos e leigos refletem sobre a implantação das propostas do sínodo

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na manhã do sábado, 2, no Auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), Decanato São Tiago de Alfeu, aconteceu a etapa regional da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

O encontro foi conduzido por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, e pelo Cônego José Arnaldo Juliano dos Santos, Coordenador Regional de Pastoral e membro da Comissão do sínodo arquidiocesano. A assembleia contou com a participação de aproximadamente 180 pessoas, entre padres, religiosos e leigos.

Dom Rogério acolheu a todos, enfatizando a importância da participação e reflexão sobre as propostas da Assembleia Sinodal e também sobre as questões fundamentais à implantação do sínodo nas comissões de Anúncio, Santificação e Testemunho, em vista do Projeto de Pastoral da Arquidiocese. Também explanou sobre a estrutura e funcionamento dos quatro decanatos da Região.

Dom Odilo participou do momento final da Assembleia, motivando e abençoando a todos.

(por Secretariado de Comunicação Regional)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários