Assembleia regional destaca a unidade, comunhão e participação na Igreja

As lideranças pastorais e paroquiais, os religiosos e o clero atuante na Região Ipi­ranga se reuniram na manhã do sábado, 11, no auditório do campus Ipiranga da PUC-SP para a Assembleia Regional.

Karen Eufrosino

“A assembleia é um modo de expres­sar a profecia da unidade, da comunhão e da participação; sentir-se parte. Deixemos que o Espírito Santo nos conduza”, afir­mou Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga ao acolher os participantes.

A análise pastoral “O caminho per­corrido: Instrumentum laboris e Carta Pastoral e Propostas Sinodais a partir do 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo” foi realizada pelo Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Pároco da Paróquia Imacula­da Conceição, que apresentou reflexões acerca das propostas da Assembleia Sino­dal, contidas na Carta Pastoral, e da sín­tese da 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, cuja 1ª sessão foi finalizada em outubro.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arce­bispo Metropolitano de São Paulo, falou brevemente aos participantes, enriquecen­do o debate e aproximação comunitária.

No segundo momento, os participan­tes foram reunidos em grupos para levan­tar ações concretas às propostas da Carta Pastoral do sínodo arquidiocesano.

Sérgio Alvarenga

“Da reflexão feita pelos Conselhos Pa­roquiais de Pastoral à reflexão dos grupos da assembleia, seguimos o caminho do diálogo espiritual e escuta proposto pelo Instrumentum laboris. Continuamos no caminho sinodal de comunhão, conversão e renovação missionária”, concluiu o Frei José Maria Mohomed Júnior, Coordena­dor Regional de Pastoral.

Karen Eufrosino
Colaboração Especial para a Região

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Eunice Lopes Alves
Eunice Lopes Alves
5 meses atrás

Que cada um siga com os pés a caminho e o coração ardente ,com a responsabilidade da missão enviada a cada um…respeitando e nos tornando uma grande CIRANDA,pois na ciranda ninguém fica de costas e nem diferentes nos tornamos iguais e de mãos dadas….parabéns Região Ipiranga