As lideranças pastorais e paroquiais, os religiosos e o clero atuante na Região Ipiranga se reuniram na manhã do sábado, 11, no auditório do campus Ipiranga da PUC-SP para a Assembleia Regional.
“A assembleia é um modo de expressar a profecia da unidade, da comunhão e da participação; sentir-se parte. Deixemos que o Espírito Santo nos conduza”, afirmou Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga ao acolher os participantes.
A análise pastoral “O caminho percorrido: Instrumentum laboris e Carta Pastoral e Propostas Sinodais a partir do 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo” foi realizada pelo Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, que apresentou reflexões acerca das propostas da Assembleia Sinodal, contidas na Carta Pastoral, e da síntese da 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, cuja 1ª sessão foi finalizada em outubro.
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, falou brevemente aos participantes, enriquecendo o debate e aproximação comunitária.
No segundo momento, os participantes foram reunidos em grupos para levantar ações concretas às propostas da Carta Pastoral do sínodo arquidiocesano.
“Da reflexão feita pelos Conselhos Paroquiais de Pastoral à reflexão dos grupos da assembleia, seguimos o caminho do diálogo espiritual e escuta proposto pelo Instrumentum laboris. Continuamos no caminho sinodal de comunhão, conversão e renovação missionária”, concluiu o Frei José Maria Mohomed Júnior, Coordenador Regional de Pastoral.
Karen Eufrosino
Colaboração Especial para a Região
Que cada um siga com os pés a caminho e o coração ardente ,com a responsabilidade da missão enviada a cada um…respeitando e nos tornando uma grande CIRANDA,pois na ciranda ninguém fica de costas e nem diferentes nos tornamos iguais e de mãos dadas….parabéns Região Ipiranga