
Entre os dias 24 e 28 de março, aconteceu a semana de formação para ministros extraordinários da Sagrada Comunhão da Região Belém, realizada nos cinco decanatos: Santa Maria e São José (na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, na Mooca), São Lucas (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Tatuapé), Santa Maria Madalena (Paróquia Santa Luzia e São Pio X, no Sapopemba), São Timóteo (Comunidade Nossa Senhora do Santo Rosário, da Paróquia Divino Espírito Santo) e Sant’ana e São Joaquim (Paróquia São Marcos Evangelista, no Parque São Rafael).
Durante a semana formativa, cinco palestrantes se dividiram nos decanatos para a assessoria. O Diácono Bruno Redígolo, Assistente Pastoral da Paróquia São Pio X e Santa Luzia, abordou o tema “A identidade do MESC: funções e ministérios na Igreja”. Já o Padre Jefferson Mendes de Oliveira, Pároco da Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, na Região Ipiranga, abordou os aspectos gerais sobre a Eucaristia, destacando a Teologia da Eucaristia e o culto eucarístico.


O Padre Elinaldo Assunção, MSC, Vigário Paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Jardim Conquista, tratou sobre as partes da missa, os gestos, posições e as vestes litúrgicas.
Já o Padre Hernane Santos Módena, Pároco da Paróquia São Bernardo de Claraval, na Região Ipiranga, ressaltou o rito e os cuidados necessários na visita e Comunhão aos enfermos.

Por fim, o Padre Thiago Faccini Paro, mestre em Teologia e Especialista em Liturgia, Ciência e Cultura pela PUC-SP, destacou o Ano Litúrgico, os livros e ritos litúrgicos.
Por Fernando Arthur/Colaboração especial para Região Belém