
Na tarde do domingo, 27, a Paróquia São José do Belém, Decanato Santa Maria e São José, uma das 12 igrejas jubilares da Arquidiocese de São Paulo, foi o destino da peregrinação do Núcleo Região Belém da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) por ocasião do Ano Santo.
O encontro, que reuniu 22 comunidades religiosas, também foi a ocasião para a acolhida da “Chama de Diamante”, símbolo que peregrinará entre as comunidades de vida consagrada na Região Belém, mantendo vivo o ardor missionário e a comunhão fraterna.
A missa foi presidida por Dom Cícero Alves de França. Concelebraram os Padres Marcelo Maróstica Quadro, Pároco da Paróquia São José do Belém; Vidal Valentín Cantero Zapattini, CSS, Pároco da Paróquia São Gaspar Bertoni e Assistente Eclesiástico Regional para a Vida Consagrada; Elson Lopes, CSSp, Pároco da Paróquia Santa Teresa de Calcutá; e Girley dos Santos Reis, MSC, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração.
“A vida religiosa tem o seu lugar na vida eclesial. Nós somos Igreja e, muitas vezes, ficamos com essa tentação de permanecer no nosso mundinho, e aí o desafio é caminharmos juntos em comunhão. Esta é a Igreja da qual fazemos parte, a Igreja que amamos e a Igreja que servimos todos, cada um no seu lugar”, afirmou o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém.
Refletindo sobre o tema do Jubileu – “Peregrinos de Esperança” –, Dom Cícero definiu a esperança como um movimento que impulsiona a vida cristã. “A esperança não nos deixa parados. A esperança nos põe para frente. Jesus Cristo é a nossa esperança”, ressaltou, citando São Paulo VI.
O Bispo Auxiliar aprofundou sua reflexão a partir da oração do Pai-Nosso, ensinada por Jesus no Evangelho do dia (cf. Lc 11,1-13). Ele frisou que a oração é uma arte que se aprende e que a invocação “Pai Nosso” é o reconhecimento fundamental da fraternidade universal. “A oração nos faz irmãos, derruba as barreiras, quebra o gelo do nosso coração. Ela nos ajuda a vencer preconceitos, racismos e toda e qualquer forma de divisão”.
Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Belém