
No domingo, 2, na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, Dom Carlos Silva, OFMCap., e padres atuantes na Região Brasilândia presidiram missas em cemitérios.


No Cemitério Vila Nova Cachoeirinha, a primeira missa do dia foi presidida pelo Padre Silvio Costa de Oliveira, Pároco da Paróquia Santos Apóstolos e Decano do Decanato São Filipe. Na homilia, ele refletiu sobre a passagem do Evangelho a respeito da viúva de Naim, destacando o coração misericordioso de Jesus, que transforma o pranto em alegria e a morte em vida: “Cristo continua hoje a se aproximar de nossas dores, tocando o que parece perdido e restaurando a esperança”.
À tarde, a missa foi presidida por Dom Carlos Silva, que na homilia exortou à oração pelos falecidos e lembrou aos fiéis a esperança cristã na vida eterna: “O Dia de Finados é um momento de recordar, com gratidão, aqueles que partiram, mas também de renovar a fé na promessa de Cristo: ‘Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá’”. Antes do término da missa, ele chamou para perto do altar três religiosas da Congregação das Missionárias da Caridade, fundada por Santa Teresa de Calcutá, que estão iniciando trabalhos missionários na Paróquia Bom Pastor, no Jardim Carumbé.
No mesmo dia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia presidiu missa no Cemitério Dom Bosco, em Perus, concelebrada pelo Padre Luciano Andreol, SMM, Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, Decanato São Barnabé, com a assistência dos Diáconos Antônio Campino e Josenildo Alves. Dom Carlos chamou os fiéis à vigilância e à confiança na promessa da eternidade e ressaltou que a saudade pode se transformar em oração, e que a esperança da vida eterna deve fortalecer os corações até o reencontro definitivo com o Pai.

No Cemitério da Freguesia do Ó, a missa do Dia de Finados foi presidida pelo Padre Jorge da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Expectação, Decanato Santa Isabel e São Zacarias e Assistente Eclesiástico regional da Pastoral da Comunicação. Já no Cemitério Memorial Parque Jaraguá, Decanato São Barnabé, as missas foram presididas pelos Padres Gleidson Luiz de Sousa Novaes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, e Robinson Sérgio dos Santos, CRL, Vigário Paroquial da Paróquia São Luís Maria Grignion de Montfort.
Por Pascom Brasilândia






