Brasilândia: Simpósio destaca a Palavra de Deus como ferramenta principal da Catequese

Priscila Rocha

Mais de 350 catequistas da Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Região Brasilândia se reuniram no sábado, 26, no Santuário Sião Jaraguá, para o Simpósio Bíblico, durante o qual foram estimulados a explorar a Bíblia como ferramenta principal da Catequese. O Simpósio também fez parte das atividades da Escola Bíblico-Catequética São José de Anchieta em âmbito arquidiocesano.

O tema central do evento “A Bíblia como fonte inspiradora para a catequese” foi abordado por meio de uma formação assessorada pelo professor mestre Padre Silvio Oliveira, Pároco da Paróquia Santos Apóstolos e Assessor Eclesiástico da IVC regional. O encontro contou ainda com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

A reflexão se baseou no trecho de 2 Timóteo 3,16, que ressalta a inspiração divina das Escrituras para ensinar, corrigir e educar na justiça. A abordagem destacou os verbos contidos neste versículo, demonstrando que a leitura bíblica não é somente um ato de absorção, mas também de ação e transformação. A ênfase no sentido de ensinar, corrigir, educar e preparar para a boa obra reforçou o papel fundamental da Bíblia como manual de formação cristã.

O Padre Silvio Oliveira enfatizou a Bíblia como um instrumento de comunicação e a principal fonte de formação na Catequese. A Bíblia, juntamente com o Catecismo da Igreja Católica, e a experiência e vivência cotidiana, formam um tripé sólido para a formação cristã.

Dom Odilo trouxe à discussão a figura do catequista como pedagogo da fé, indicando que sua missão é guiar os catequizandos para além dos primeiros passos, ampliando seus horizontes na vida cristã. Também destacou ser preciso compartilhar experiências pessoais e familiares, e lembrou que a vida cristã não é uma jornada individual, mas feita em comunidade.

Além disso, inspirando-se no tema da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, em que Maria parte apressadamente, o Arcebispo motivou os catequistas a “partirem apressadamente, pois têm muitas coisas maravilhosas para contar, e que sejam cheios de Deus e contem as coisas de Deus com alegria”.

O evento foi encerrado com a missa de envio, presidida por Dom Carlos Silva, OFMCap., e concelebrada pelos Padres Silvio Oliveira; Gleidson Novais, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz; Luciano Andreol, Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima; e Rafael Araújo Nolli, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Souza.

Na homilia, o Bispo Auxiliar usou a analogia das chaves, afirmando que “só recebe a chave quem tem confiança”, e incentivou os catequistas a usarem essa chave para abrir os corações e evangelizar a todos que encontrarem.

Por Priscila Rocha
Colaboração especial para a Região Episcopal Brasilândia

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários