
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO
No sábado, 9, a Câmara Municipal de São Paulo inaugurou um busto em homenagem ao Papa Francisco, instalado no pátio que leva o nome do falecido Pontífice, no térreo do Palácio Anchieta.
Também houve a abertura da exposição fotográfica “Papas e os Brasileiros”, que retrata as visitas históricas dos pontífices ao Brasil.
A cerimônia – com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Dom Algacir Munhak, CS, Bispo de São Miguel Paulista; e autoridades – teve a participação do Coral Alfa da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Teixeira, do Jardim Santana, na zona Leste, com as canções “I Will Follow Him” e “Dona Nobis Pacem”, e do jovem cantor Gustavo Mangetti Abdala, mais conhecido como Gustavinho, que cantou “Ave-Maria”.

INSPIRAÇÃO PARA O LEGISLATIVO
Dom Odilo destacou que a homenagem representa “um reconhecimento justo para o Papa Francisco por aquilo que ele deixou como legado, não só para a Igreja, mas para a sociedade”.
“Podemos lembrar sua luta pela paz, pela fraternidade universal, sua proximidade com os que sofrem, com os doentes e migrantes, seu clamor por justiça social e, também, o cuidado com a casa comum, o planeta”, disse o Arcebispo de São Paulo.
“Ao ver o busto, recordamos a pessoa, o que ela fez e o que continuará a significar daqui para frente”, afirmou ao comentar sobre o monumento.
Por fim, Dom Odilo deixou uma mensagem de esperança a todos: “Há tantas coisas boas acontecendo. Temos crianças e jovens com ideais, pessoas unindo forças para construir um futuro melhor. Que este busto inspire o Legislativo a lutar pelos ideais que o Papa Francisco representa de forma tão forte.”

ETERNIZAR O LEGADO
O vereador Ricardo Teixeira, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, ressaltou que o Legislativo Paulistano é o local ideal para eternizar esse legado.
“Aqui é a casa do povo, onde se discute e se luta pela igualdade, que é o que marcou a vida do Papa Francisco. Eternamente, ele vai ficar registrado aqui com a gente, na memória dos paulistanos, por sua luta por igualdade social. Para mim, Francisco foi o Papa que mais buscou a igualdade social. Foi o Papa que não teve medo de ‘colocar o dedo na ferida’ e tentar consertar aquilo que ele via de errado”, disse o vereador.
Teixeira reforçou o compromisso dos vereadores em seguir nesse ideal: “Outros virão e vão buscar a mesma coisa: que o povo paulistano tenha a mesma dignidade e coragem dos primeiros que aqui chegaram”.

PAPAS NO BRASIL
A exposição “Papas e os Brasileiros” reúne 14 fotografias que registram momentos marcantes das visitas de São João Paulo II, Bento XVI e Francisco ao Brasil. A proposta é celebrar a presença e o legado dos Papas junto à população brasileira, promovendo reflexão sobre o papel da fé e da espiritualidade na sociedade.
Erick Paulino, supervisor da Equipe de Comunicação da Câmara, explicou que a exposição foi resultado de um projeto de lei dos vereadores após o falecimento do Pontífice: “As fotos foram selecionadas por uma comissão, a partir de arquivos enviados pelos moradores da cidade com fotos dos Papas em visitas ao Brasil. E farão parte do acervo permanente da Câmara Municipal”.

“A partir das fotos recebidas, retratamos na exposição a visita dos três papas, não só da visita ao Brasil, mas também da relação com outros brasileiros no Vaticano. A seleção de fotos buscou mostrar a diversidade do povo brasileiro e contar uma história cronológica dessa relação entre os pontífices e o Brasil, com fotos que percorrem diferentes momentos dessa trajetória”, destacou Erick.
Ana Paula Karantani, assessora de imprensa da Câmara, lembrou que o Legislativo municipal “desenvolve projetos para abrir suas portas à população, levar suas atividades às ruas e fortalecer a participação popular. Nada mais justo do que homenagear um líder que representa os humildes e pratica uma ‘política do bem’, voltada para unir as pessoas”.
José Cordeiro, jornalista, teve quatro fotos suas selecionadas para a exposição: “É gratificante ver seu trabalho fazer parte da história recente da cidade. Acompanhei as visitas do Papa Bento XVI e do Papa Francisco ao Brasil, colaborando na divulgação desses eventos. Foi emocionante registrar esses momentos”.
Algumas das imagens em exposição são do fotógrafo Luciney Martins, do jornal O SÃO PAULO.

ALGUMAS FOTOS DA EXPOSIÇÃO:
- Encontro do então Presidente da Câmara Municipal, Eurípedes Sales, com São João Paulo II para a entrega de Título de Cidadão Paulistano, no Vaticano, em 1980, ano da canonização de Padre Anchieta (Acervo da CMSP);
- Papa Bento XVI sendo acolhido por crianças na Fazenda da Esperança em Guaratinguetá (SP), em maio de 2007 (Foto de Luciney Martins);
- Papa Francisco recebendo das mãos do vereador Gilberto Natalini o Título de Cidadão Paulistano, no Vaticano, em 2016. (Acervo pessoal de Gilberto Natalini);
- Visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), com a passagem do Pontífice entre os fiéis, em 2013. (Foto de José Cordeiro);
- Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, incluindo a visita à Comunidade de Varginha, quando abençoou uma capela e fez visitas a casas (Fotos de Luciney Martins).