A Arquidiocese de São Paulo, por meio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), e com apoio do Vicariato Episcopal da Caridade Social, do jornal O SÃO PAULO e da rádio 9 de Julho, já deu início à Campanha do Agasalho de 2025.

Com o tema “Ofereça um pouco do seu calor a quem precisa”, e o lema “A esperança não decepciona” (Rm5,5), a campanha irá perdurar por todo o tempo em que o frio persistir na cidade de São Paulo.
SOBRE AS DOAÇÕES
Todas as paróquias, comunidades, escolas e universidades católicas são chamadas a ter atenção com as pessoas mais vulnerabilizadas ao seu redor para que não passem frio. Assim, há o pedido de que façam a distribuição dos agasalhos e roupas que arrecadarem neste período primeiramente a pessoas e organizações no espaço territorial em que atuam.
Além disso, podem encaminhar doações às sedes da Associação Missão Belém (Praça da Sé, 47, Centro), da Casa de Oração do Povo da Rua (Rua Djalma Dutra, 3, Luz); e da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 1.853, Parada Inglesa).
Às pessoas de boa vontade que forem fazer a doação pede-se que o item esteja em bom estado e higienizado. As maiores necessidades para este período são sempre de cobertores, agasalhos (principalmente masculinos), meias, calças e calçados.
MOTIVAÇÃO
Em carta endereçada a todo o povo de Deus em São Paulo, o Padre Roberto Carlos Queiroz Moura, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, e o Diácono Márcio José Ribeiro, Diretor da CASP, lembram, com preocupação, sobre “o número crescente de famílias e pessoas que estão em situação de rua, irmãos desempregados, famílias vivendo em condições indignas de moradia, migrantes e refugiados que buscam uma vida melhor, idosos abandonados, entre tantas outras situações de sofrimento e dor no meio do nosso povo”.
“Diante de tudo isto, não podemos fechar nossos corações. O período do inverno é o momento de olharmos mais atentamente para nossos irmãos e irmãs que não tem agasalho, que sofrem com o frio”, complementam.
Eles pedem a todas as paróquias, comunidades, colégios e universidades católicas, bem como a todos os católicos, para que “assumindo a ação evangélica própria do cristão expressa pelo amor ao próximo”, participem na “divulgação, arrecadação e distribuição de doações de roupas para quem mais necessita”.
(Com informações da Caritas Arquidiocesana de São Paulo)