Capelania Polonesa celebra missa pela paz na Ucrânia

Rafael Adamowicz

A Capelania Pessoal dos Poloneses em São Paulo celebra suas missas em polonês, sempre às 11h do 1º domingo de cada mês, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Setor Bom Retiro. A deste mês, no dia 6, foi dedicada especialmente ao pedido de paz na Ucrânia e à lembrança da solidariedade prestada pela Polônia aos refugiados da guerra.

A missa foi presidida pelo Padre Wojciech Mittelstaedt, da Congregação do Verbo Divino, que atua na Diocese de Santo André (SP). Na homilia, o Sacerdote pediu que todos rezassem fervorosamente pela paz na Ucrânia e pela continuidade da resiliência do povo polonês em oferecer a solidariedade a todos os refugiados que buscam seu território. E ressaltou: “Nós, descendentes de poloneses, desejamos igualmente oferecer hospitalidade e emanar a luz divina para a escuridão em que o povo ucraniano se encontra”.

A celebração contou com a participação do cônsul honorário da Ucrânia em São Paulo, Jorge Rybka; do cônsul honorário da Polônia, Andre Bukowinski; do cônsul-geral da Alemanha, Thomas Schmitt; e do cônsul honorário de Fiji, Elizeu Lima. A Sociedade Brasileira de Cultura Polonesa Józef Piłsudski de São Paulo, uma organização sem fins lucrativos que divulga a cultura polonesa no Brasil por meio da arte, ciência, cinema, empreendedorismo, literatura, entre outros temas, também colaborou com a divulgação desta celebração especial.

Após a celebração, houve um almoço tradicional polonês e pessoas vestidas a caráter com trajes típicos poloneses. A celebração foi transmitida pelo Instagram da Capelania Polonesa.

Centro Pastoral Região Sé, com informações de Maria Cristina Telecki Pereira

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários