Capital Paulista intensifica vacinação infantil no sábado, 5

Estão abertas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos. Adultos também pode se vacinar

Tendo em vista o retorno das aulas presenciais na rede municipal na próxima segunda-feira, 7, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai abrir no sábado, 5, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, para intensificar a vacinação antiCovid em crianças de 5 a 11 anos de idade. Além disso, equipes de agentes comunitários de saúde (ACSs) vão fazer busca ativa com visitação em domicílio para detectar os motivos pelos quais algumas crianças ainda não foram imunizadas.

A iniciativa é mais uma oportunidade para que pais e responsáveis que trabalham ou têm outros compromissos durante a semana possam levar seus filhos para serem vacinados contra a Covid-19.

A UBS Brás é a única que permanecerá fechada no sábado, por conta de uma mudança de endereço. A partir de segunda-feira, ela passa a funcionar na rua Joaquim Nabuco, 165, Brás. Os moradores da região poderão recorrer à Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada Pari (Rua das Olarias, 503) e também à UBS Belenzinho (avenida Celso Garcia, 1.749).

As crianças devem estar acompanhas por um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF), carteirinha de vacinação e comprovante de endereço. Em crianças com 5 anos de idade ou imunossuprimidas, segue sendo aplicada exclusivamente a Pfizer pediátrica. Os imunossuprimidos devem apresentar documentação médica que comprove a condição.

Até a quinta-feira, 3, a SMS já aplicou 586.707 doses em crianças de 5 a 11 anos, alcançado uma cobertura vacinal de 54,2% desse público. As informações sobre a imunização infantil estão disponíveis no Vacinômetro. A população pode consultar a unidade mais próxima de sua residência por meio da página Busca Saúde.

A consulta de disponibilidade de doses pediátricas da vacina antiCovid e a movimentação das unidades pode ser feita pela plataforma De Olho na Fila. Assim, os pais ou responsáveis podem verificar as informações com antecedência para se dirigirem aos postos no horário mais conveniente. A ferramenta pode ser acessada clicando aqui

VACINAÇÃO PARA ADOLESCENTES E ADULTOS

Adolescentes e adultos que ainda não se vacinaram ou completaram o ciclo vacinal também poderão aproveitar o sábado (5) para a imunização nas UBSs, das 8h às 17h, e nas 79 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 8h às 19h. Estão disponíveis primeira dose (D1), segunda dose (D2) e doses adicionais (DAs).

Além de realizar vacinação, as UBSs que atuam como polos vão funcionar das 8h às 17h também para o atendimento das pessoas com sintomas gripais sem a necessidade de agendamento prévio. Para consultar a localização delas, basta clicar aqui.

Haverá ainda busca ativa com visitação a casas para imunizar adultos com a segunda ou dose adicional atrasadas.

Até o momento, foram aplicadas ao todo 26.702.894 doses, sendo 11.328.078 D1, 10.147.372 D2, 4.891.733 DAs e 335.711 doses únicas (DUs). A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos de idade está em 109,6% para D1+DU, em 104,9% para D2+DU e em 53% para DA. Em adolescentes, de 12 a 17 anos, foram aplicadas 956.342 D1, representando uma cobertura vacinal de 113,6%. Também foram aplicadas 804.873 D2 nesse público, com índice de cobertura de 95,4%.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários