Cardeal Marc Ouellet realizará conferência acadêmica em São Paulo

Reprodução/Vatican News

Em 11 de março, o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito Emérito do Dicastério para os Bispos, estará em São Paulo para participar de um evento acadêmico na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Na ocasião, o Purpurado canadense fará uma conferência sobre “O sacerdócio batismal e a complementaridade da vocação matrimonial e da vida consagrada com o sacerdócio fundamental”, durante qual será lançada a obra “Para uma teologia fundamental do sacerdócio”.

O livro reúne as atas do Simpósio Internacional realizado no Vaticano em fevereiro de 2022, promovido pelo Cardeal Ouellet e pelo Centro de Pesquisa e Antropologia das Vocações. Esse simpósio, que foi aberto pelo Papa Francisco, provocou uma reflexão teológica e pastoral no contexto das questões contemporâneas sobre o ministério dos presbíteros e o sacerdócio dos batizados.

“O aprofundamento da relação entre as duas participações – batismal e ministerial – no único sacerdócio de Cristo é fundamental para renovar a missão da Igreja no espírito de abertura e diálogo do Concílio Vaticano II”, destaca a apresentação do livro, que também conta com um segundo volume com perspectivas complementares sobre a temática.

O CARDEAL OUELLET

Nascido em 1944, na região de Abitibi, da Província do Quebec, no Canadá, Marc Armand Ouellet foi ordenado sacerdote na Diocese de Amos em 1968. Entre as diversas atribuições como padre, foi formador e professor de seminários e consultor da então Congregação para o Clero. Doutor em Teologia Dogmática, foi professor no Instituto João Paulo II para os Estudos sobre o Matrimônio e a Família, em Roma, tornando-se, posteriormente, o titular da cátedra de Teologia Dogmática.

Foi nomeado bispo por São João Paulo II em 2001, sendo designado Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Como Bispo, atuou como consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; foi membro da Comissão Interdicasterial permanente para a Igreja na Europa Oriental; secretário da Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo e membro da Pontifícia Academia de Teologia.

Em 2002, São João Paulo II o nomeou Arcebispo Metropolitano de Quebec e Primaz do Canadá. No ano seguinte, recebeu do mesmo Pontífice título cardinalício. Em 2010, o Papa Bento XVI o nomeou Prefeito da então Congregação para os Bispos, hoje Dicastério para os Bispos, e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, cargos que exerceu até janeiro de 2023, por limite de idade.

PROGRAMAÇÃO

A conferência do Cardeal Ouellet em São Paulo acontecerá no dia 11 de março, no campus Ipiranga da PUC-SP (Avenida Nazaré, 993, Ipiranga), às 8h30. No dia anterior, 10 de março, o Purpurado presidirá missa na Catedral da Sé, às 11h.

Além de São Paulo, o Cardeal participará de eventos em Belo Horizonte (MG), no dia 12 de março; em Brasília (DF), no dia 14; e no Rio de Janeiro, no dia 15 do mesmo mês.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários