O escolhido é o Padre Roberto Carlos Queiroz Moura, até então Coordenador de Pastoral da Região Brasilândia. Com a criação deste novo ofício, o Cônego Tarcísio Marques Mesquita deixa de exercer a função de Coordenador do Secretariado de Pastoral. Dom Odilo agradeceu-lhe a ‘dedicação generosa à vida pastoral de nossa Arquidiocese’
A Arquidiocese de São Paulo informou na tarde da segunda-feira, 23, que o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, nomeou o Padre Roberto Carlos Queiroz Moura como Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.
No decreto de nomeação e provisão datado de 21 de setembro, Dom Odilo explica que “a reorganização pastoral da Arquidiocese de São Paulo, após o 1º sínodo arquidiocesano (2017-2023) prevê a necessidade de um coordenador arquidiocesano de pastoral, que, em comunhão com o Arcebispo, os Bispos Auxiliares, demais vigários episcopais, e com o auxílio do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral e do Conselho de Pastoral de nível arquidiocesano, promova a coordenação geral, a animação e o acompanhamento da vida pastoral da Arquidiocese (cf. Diretrizes da Coordenação Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, Art. 3º)”.
Padre Roberto ocupava até então a função de Coordenador de Pastoral da Região Brasilândia. Ele é Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Expectação, no bairro da Freguesia do Ó, nesta mesma Região Episcopal.
LEIA A ÍNTEGRA DO DECRETO DE PROVISÃO E NOMEAÇÃO
AGRADECIMENTO AO CÔNEGO TARCÍSIO MESQUITA
Em razão da nomeação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Dom Odilo publicou uma carta de agradecimento ao Cônego Tarcísio Marques Mesquita, que até então exercia o ofício de Coordenador do Secretariado de Pastoral.
“Quero lhe agradecer, em nome da Arquidiocese, por sua dedicação generosa à vida pastoral de nossa Arquidiocese. Deus o recompense por tudo!”, expressou o Cardeal Scherer ao Cônego Tarcísio.
Na carta, o Arcebispo explica que o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral se dedicará em tempo integral ao ofício, “com funções mais amplas e desafiadoras. Na escolha do sacerdote para este novo encargo arquidiocesano, conforme comuniquei a você, pensamos em liberá-lo dessa responsabilidade, quer para o preservar no pastoreio de sua Paróquia, quer para que você possa cuidar melhor da sua saúde”. Atualmente, o Cônego é Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Região Belém.
LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA AO CÔNEGO TARCÍSIO MESQUITA