Bênção aconteceu no encerramento da festa da padroeira da Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Na festa patronal da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Região Belém, na manhã da quarta-feira, 8, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a Eucaristia na igreja localizada no bairro do Tatuapé. Concelebraram os Padres José Mário Ribeiro, Pároco; Valdeir Goulart, Pároco da Paróquia São João Batista no Brás; e o Padre Arlindo Teles, Pároco da Paróquia São José do Maranhão.
“Hoje é um dia muito especial para nossa paróquia e para toda a Igreja, dia da Imaculada Conceição. Depois de uma grande preparação com a novena e encerrando o Ano de São José, celebramos a Eucaristia, agradecendo tantas maravilhas que Ela fez em nossa paróquia”, disse o Padre José Mario no começo da missa.
Na sequência, Dom Odilo também saudou os cerca de 200 fiéis que participaram presencialmente e exortou-os a olharem para Maria. Ele lembrou que Deus a preparou para a vinda de Jesus:
“Aquela que Deus preparou para ser a Mãe de seu Filho, a imagem do Advento: ela se preparou, Deus a preparou que fosse mãe daquele que nos salva. Olhando para ela, peçamos a Deus para que nos purifique, nos prepare para as festas do Natal, para acolher o Deus que vem, e que vem sempre ao nosso encontro”, disse o Arcebispo, recordando, ainda, a conclusão do Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco: “São José, ele está sempre perto de Maria, sempre perto de nós. É o pai da Igreja, por isso, o Papa fala que ele é o provedor, o protetor da Igreja, como foi da pequena Igreja de Nazaré: a Sagrada Família”.
Na homilia, Dom Odilo falou aos fiéis sobre a Solenidade da Imaculada Conceição, que acontece no contexto do Advento, tempo propício para se refletir sobre as duas vindas de Cristo. Também ressaltou que o tempo litúrgico do Advento nos faz voltar nossos olhares a Nossa Senhora.
“Maria nos dá o exemplo de esperança e de expectativa orante”, recordou Dom Odilo, que também ressaltou que, assim como Maria, todos devem estar atentos aos momentos de Deus nas próprias vidas, e que devem permanecer vigilantes no Senhor, realizando as boas obras e louvando-o.
Dom Odilo pediu que os fiéis busquem incessantemente a Deus e que de Maria aprendam a ser santos e santas. Também falou sobre São José, destacando-o como pai adotivo de Jesus, que por todos roga.
Novos sinos
Ao final da celebração, os cinco novos sinos foram abençoados e inaugurados, após longo trabalho e cooperação da comunidade paroquial.
Ao abençoar os sinos, Dom Odilo ressaltou que os sinos são sinais de Deus, e que todos devem sempre prestar atenção ao som dos sinos, para que possamos voltar nossos olhares à Igreja.
VEJA DETALHES DO CAMPANÁRIO DA PARÓQUIA
(Texto e fotos: Fernando Arthur)