Cardeal Scherer dá posse a administrador e vigário paroquiais da Paróquia São Pedro

Administrador e Vigário paroquiais fazem profissão de é diante do Arcebispo (Foto: Fernando Arthur)

Na noite da quinta-feira, 30, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa na Paróquia São Pedro na Vila Industrial, Região Episcopal Belém, onde tomaram posse como Administrador Paroquial o Padre Carlos André Romualdo, e como Vigário Paroquial o Padre Benedito Aparecido.

Entre os sacerdotes concelebrantes, estava o Cônego José Miguel de Oliveira, Vigário Episcopal para a Região Belém.

No início da celebração, Dom Odilo fez um agradecimento ao Padre João Batista dos Santos, que esteve à frente da Paróquia até o último dia 26. Em seguida, apresentou os novos sacerdotes. “Aqui, trazemos dois novos padres, com pouco tempo de sacerdócio, mas com muita vontade de trabalhar”, afirmou.  

No rito de posse, após a leitura do decreto de nomeação e provisão, osa sacerdotes renovaram a profissão de fé e o juramento de fidelidade diante do Arcebispo. Antes da proclamação do Evangelho, o Cardeal entregou o livro dos Evangelhos ao Padre Carlos e proferiu as seguintes palavras: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé́ viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”.

Transmissão da fé

Na homilia, Dom Odilo meditou sobre o Evangelho do dia, que narra a apresentação do Senhor no templo, segundo o costume judaico da época. O Arcebispo ressaltou que esse gesto de da Maria e José é muito significativo, lembrando a importância de as crianças serem apresentadas na Igreja.

“Hoje, os pais ainda levam as crianças no templo?”, indagou o Cardeal, manifestando sua preocupação quando vê poucas crianças nas igrejas. Nesse sentido, ele motivou os pais a levarem as crianças à misa, para serem introduzidas na família de fé. O arcebispo também encorajou os padres a motivarem os pais a apresentarem seus filhos à comunidade eclesial.

Sublinhando as figuras de Simeão e Ana, que louvaram à Deus por verem o Menino Jesus, Dom Odilo afirmou que Ana teve papel de “catequista” e enfatizou que esse deve ser o papel desempenhado pelos avós nas famílias, ajudando na transmissão da fé aos netos.

Padre Benedito e Padre Carlos André (Foto: Fernando Arthur)

Pastores do rebanho

Referindo-se à missão dos sacerdotes na paróquia, o Cardeal salientou que o padre é aquele que desempenha a missão de Jesus na comunidade, representando-o junto ao povo de Deus, animando-o na vivência da fé.

O Arcebispo ressaltou três grandes virtudes e missões que o padre deve exercer na comunidade paroquial: anunciar a Palavra de Deus,  pastorear o rebanho a ele confiado e santifica-lo.

“O Padre tem a missão de não deixar faltar a Palavra de Deus, não só na missa, mas também em outros momentos, como na formação cristã… Como Bom Pastor da Igreja, e todos nós como ovelhas, o Sacerdote é aquele que, em nome de Jesus, desempenha a função de pastor, que cuida das ovelhas mais fracas, doentes, fragilizadas… O padre está a serviço de Jesus sacerdote para santificar o povo, mediante a celebração dos sacramentos, sobretudo a Santa Missa, mas todos os outros sacramentos. Por isso, deve viver os sacramentos e celebrá-lo”, enfatizou.

Oração e colaboração

Dom Odilo também pediu aos fiéis que orem pelos padres exortando-os a se unirem em torno do altar e a colaborarem com os sacerdotes.

Ao final da celebração, uma representante da comunidade saudou o Administrador e Vigário paroquiais. “Queremos oferecer aos senhores o nosso apoio e nossa ajuda, e queremos caminhar juntos em sintonia. Oferecemos a você o nosso caminho e disponibilidade no dia a dia da vida comunitária”, disse.

“Venho assumir esta paróquia com muito entusiasmo e vontade de trabalhar e servir a Igreja nesta comunidade”, disse o Padre Carlos, que também, que pediu orações para a comunidade para caminharem juntos e fazer sempre a vontade de Deus. O Padre Benedito também se mostrou muito feliz pela nova missão. “Vim aqui para construir essa família com vocês”, manifestou o Padre Benedito, que se colocou a serviço da comunidade.

Texto e fotos: Fernando Arthur

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários