Com o lema Iam non dicam vos servos, sed amicos meos – Já não vos chamo servos, mas meus amigos (Jo 15,15), os monges Dom João Marcos Nonato dos Santos e Dom João Crisóstomo Ferreira dos Santos foram ordenados sacerdotes no sábado, 6, no Mosteiro de São Bento de São Paulo, pela imposição das mãos e a oração consecratória do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.
Na homilia, Dom Odilo destacou a vocação sacerdotal na missão da Igreja. Ele salientou ainda que o chamado ao sacerdócio não é uma iniciativa humana, mas procede de Deus que primeiro nos amou, nos chamou e nos escolheu para que o seguíssemos mais de perto, como amigos que partilham intimamente da vida divina e a transmitem aos outros fiéis. O Arcebispo também enfatizou a colaboração dos sacerdotes na missão de pastoreio na Arquidiocese e a necessidade de sacerdotes santos, que testemunhem com firmeza a fé que receberam e da qual são guardiões.
Aos dois ordenandos, pediu que como monges e sacerdotes ofereçam o próprio ministério pelo bem da Igreja em São Paulo.
BIOGRAFIAS
Dom João Marcos Nonato dos Santos é natural de Dourados (MS). Ingressou no Mosteiro de São Bento de São Paulo em 2007 e fez sua profissão solene e consagração monástica em 12 de outubro de 2013. Cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de São Bento, além de contar com prévia formação em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados. Foi ordenado diácono no dia 23 de dezembro de 2023. Atualmente, desempenha a função de Secretário da Abadia de Nossa Senhora da Assunção do Mosteiro de São Bento.
Dom João Crisóstomo Ferreira dos Santos nasceu em Calçado (PE). Ingressou no Mosteiro de São Bento de São Paulo em 2015, percorrendo todo seu caminho formativo no referido mosteiro, cursando Filosofia e Teologia na Faculdade de São Bento. Em 2 de julho de 2022, fez sua profissão solene e consagração monástica. Foi ordenado diácono no dia 23 de dezembro do ano seguinte. Durante esse período no Mosteiro, pôde desempenhar diversas funções e atualmente é o monge bibliotecário.
Por Dom João Crisóstomo Ferreira dos Santos, OSB
Colaboração especial para o jornal O São Paulo