‘Peçamos a Deus e ao Espírito Santo para que Ele dê o dom do discernimento a todos os que militam na área da Justiça’, afirmou o Arcebispo Metropolitano
O Tribunal de Justiça de São Paulo TJSP realizou no domingo, 21, a 70ª edição da Páscoa da Família Forense, com missa Catedral da Sé, presidida pelo Cardeal OdiloPedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.
O evento é uma tradição do TJSP e ocorre até 50 dias após o domingo de Páscoa, ou seja, até o dia de Pentecostes. Participaram da missa magistrados, servidores, familiares e autoridades estaduais e municipais. O repertório musical foi apresentado pela São Paulo Schola Cantorum.
Na homilia, o Cardeal Scherer falou sobre o trabalho e desafios dos profissionais que atuam no campo do Direito, destacando o impacto da atividade em todas as questões que refletem a vida humana e a importância de buscar o que é justo. “Peçamos a Deus e ao Espírito Santo para que Ele dê o dom do discernimento a todos os que militam na área da Justiça”, disse.
A primeira leitura (Atos dos Apóstolos) foi realizada pela servidora Rejanie Rodrigues Costa, da Secretaria Judiciária, e a segunda leitura (Carta de São Paulo aos Efésios) pelo servidor Antonio Carlos Silva Santos, da Diretoria de Assistência Técnica do Gabinete da Presidência da Seção de Direito Público. A Oração dos Fiéis foi realizada por Roberto Takaki, pai do servidor Ricardo Martins Takaki, da Seção de Cerimonial.
Participaram da procissão das ofertas o servidor João Santiago Barbosa da Silveira, da Diretoria Técnica e de Apoio Administrativo ao Gabinete da Corregedoria Geral da Justiça, sua esposa Juventina Florencio Aires Barbosa da Silveira, e a servidora Zenaide Nogueira Mendes, da Diretoria de Assuntos Funcionais da Magistratura.
O presidente da Comissão Preparatória da Páscoa Forense, Desembargador Walter Rocha Barone, agradeceu aos presentes e a todos os envolvidos na organização. “Hoje é um dia muito especial para nós, em que celebramos os 70 anos da nossa Páscoa Forense”, disse.
O Desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, integrante da Comissão, também discursou e recordou o início da tradição no TJSP, o trabalho dos desembargadores que integraram a Comissão e sua participação nos últimos 36 anos.
A Páscoa Forense foi iniciada pelo Desembargador Manuel Gomes de Oliveira e as celebrações eram realizadas na igreja da Santa Ifigênia. A partir de 1961, passou a ser celebrada no saguão do Palácio da Justiça, no Salão dos Passos Perdidos e, nos últimos anos, as missas ocorreram na Catedral da Sé.
Também participaram da celebração a Desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, que também integra a comissão e representou o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente do TJSP no biênio 2014/2015, desembargador José Renato Nalini.
Também participaram outros magistrados que também integram a Comissão Preparatória da Páscoa Forense: os Desembargadores Marcia Regina Dalla Déa Barone, Vicente de Abreu Amadei e José Antonio de Paula Santos Neto e juíza Teresa de Almeida Ribeiro Magalhães; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP (APMTJ), coronel PM Miguel Elias Daffara, representando o comandante-geral; o delegado de polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral.
(Com informações da Comunicação do TJSP)