Cardeal Scherer presidirá missa na Catedral da Sé na Quarta-feira de Cinzas

Antes da celebração das 15h, Arcebispo de São Paulo concederá entrevista coletiva de apresentação da Campanha da Fraternidade 2024

Cardeal Scherer no rito da imposição das cinzas em missa na Catedral da Sé em 2023 (foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Na Quarta-feira de Cinzas, 14, às 15h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidirá, na Catedral da Sé, a Missa com o rito de imposição das cinzas, celebração que marca o início da Quaresma, tempo litúrgico de preparação para a Páscoa.

Neste dia, também será aberta a Campanha da Fraternidade 2024 e, por isso, às 14h, também na Catedral da Sé, acontecerá uma entrevista coletiva de apresentação da temática deste ano “Fraternidade e Amizade Social”. Além do Arcebispo, participarão do diálogo com a imprensa Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar de São Paulo e referencial para a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese; e Padre Andrés Gustavo Marengo, Coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese.

LEIA O ESPECIAL DO O SÃO PAULO SOBRE A AMIZADE SOCIAL

SOBRE A QUARESMA

O nome desse tempo litúrgico deriva da palavra latina quadragésima. A exemplo de Jesus, que se retirou no deserto por quarenta dias para orar e jejuar antes de iniciar sua vida pública, os cristãos são convidados a um “retiro e recolhimento” em vista das celebrações dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

Para vivenciar com profundidade o processo de conversão quaresmal, a Igreja propõe um caminho baseado em três práticas que se desdobram em muitas outras: o jejum, a oração e a esmola (caridade), que “exprimem a conversão, em relação a si mesmo, a Deus e aos outros”.

A Quarta-feira das Cinzas é um dia especialmente penitencial, em que os cristãos manifestam seu desejo pessoal de conversão a Deus por meio do rito penitencial de imposição das cinzas. Durante a imposição das cinzas na cabeça do fiel, o celebrante profere uma das duas fórmulas litúrgicas retiradas da Sagrada Escritura: “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” (Gn 3, 19) ou “Convertei-vos e crede no Evangelho (Mc 1, 15), recordando a condição de pecadores das pessoas que vão recebê-las.

Tanto na Quarta-feira de Cinzas quanto na Sexta-feira da Paixão, a Igreja prescreve o jejum e a abstinência de carne como um sacrifício em memória da Paixão de Cristo, que entregou a sua carne para a salvação da humanidade. A abstinência de carne é prescrita a todos os maiores de 14 anos, enquanto o jejum, aos maiores de 18 anos até os 59 anos. As pessoas doentes ou que estão muito debilitadas não estão obrigadas a cumprirem esse preceito.

SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Há 60 anos, a Igreja no Brasil realiza, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade (CF), como convite aos cristãos para refletirem sobre as realidades da sociedade que necessitam de atenção especial e de ações concretas na perspectiva da caridade.

Em 2024, a Campanha da Fraternidade, inspirada na encíclica do Papa Francisco, Fratelli tutti, convida a viver a “amizade social”, a partir do lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

A CF 2024 propõe um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, em um caminho de verdadeira conversão, procurando o diálogo, a solidariedade e a construção do bem comum.

VEJA O SITE DA CF 2024

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários