Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Cardeal Scherer realiza visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Marcelo Fagner

Entre os dias 3 e 6, o Cardeal Odilo Pedro Scherer realizou visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Decanato São Matias da Região Santana. Acolhido pelo Padre Paulo Ramos, Pároco, o Arcebispo de São Paulo percorreu as comunidades vinculadas à Paróquia e participou de diversos encontros com lideranças e demais fiéis.

As visitas pastorais são uma prática antiga da Igreja, com origem nos tempos apostólicos, quando os apóstolos percorriam as comunidades para confirmar os irmãos na fé. Elas também permitem ao bispo avaliar as estruturas e instrumentos do serviço pastoral, conhecer de perto as circunstâncias e desafios da evangelização e definir melhor as prioridades da ação pastoral orgânica.

Dom Odilo conheceu a extensão do território paroquial e visitou todas as capelas: Nossa Senhora da Piedade (matriz), Bom Pastor, Santa Cruz, Santa Rita, Santa Teresinha, Santos Arcanjos e São João Batista.

ENCONTRO

O Cardeal se reuniu com as secretárias paroquiais, oferecendo orientações pastorais e administrativas. Enfatizou a importância do bom atendimento aos fiéis e da organização documental. Ele revisou os registros de Batismo, Crisma, primeira Eucaristia e Matrimônio. Também analisou os balancetes e planilhas financeiras da matriz paroquial e das capelas, elogiando o esforço das equipes na transparência e na colaboração com a manutenção das estruturas paroquiais

O Arcebispo se encontrou, ainda, com os membros do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (Caep) e os representantes das capelas. Em seguida, conversou com os integrantes do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), do Conselho de Pastoral de Comunidade (CPC) e com lideranças de diversas pastorais. Dom Odilo destacou os três grandes eixos que norteiam a ação pastoral e evangelizadora na Igreja: anúncio, santificação e testemunho.



A visita também contou com encontros com catequistas, catequizandos, seus familiares e os coroinhas da Paróquia, incentivando-os a perseverar na fé e no serviço à comunidade.

Conforme destacou o Pároco, ao longo dos quatro dias, a presença do Cardeal Scherer foi um sinal de comunhão e estímulo à renovação missionária. A visita pastoral, mais do que um ato administrativo, foi ocasião de fortalecimento da fé, de escuta e de incentivo ao compromisso de todos os fiéis com a vida e a missão da Igreja na Arquidiocese de São Paulo.

(Com informações do Padre Paulo Ramos e de Marcelo Fagner)

Deixe um comentário