Dom Odilo vivencia as realidades pastorais da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Foram dias com momentos formativos às lideranças das pastorais, movimentos e membros do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP). Também se viu a presença paternal do Arcebispo na casa dos enfermos, sua disposição para dialogar com catequistas, catequizandos e pais, e seu encorajamento aos jovens que ainda se preparam para ingressar em uma faculdade.

Assim foi a visita pastoral que o Cardeal Odilo Pedro Scherer realizou à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Imirim, Decanato São Judas Tadeu da Região Santana, entre os dias 1º e 5, sendo acolhido pela comunidade de fiéis e o Padre João Luiz Miqueletti, Pároco, que o acompanhou nas visitas. As missas que Dom Odilo presidiu também tiveram como concelebrante o Padre Hermenegildo Ziero, com a assistência do Diácono Leandro Duarte.

“Foi uma grande oportunidade de a comunidade estar próxima de seu Arcebispo e houve grande alegria. Na visita aos doentes, por exemplo, foi lindo ver o carinho de Dom Odilo com cada pessoa enferma e a atenção das famílias que visitamos. Também houve muitos momentos bonitos de oração. A comunidade, de fato, participou desta visita pastoral”, detalhou, ao O SÃO PAULO, o Padre João Luiz.

ORIGEM E NATUREZA DAS VISITAS

Previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano e, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais, as visitas pastorais são uma tradição na Igreja. Os apóstolos de Jesus foram os primeiros a fazê-las, passando pelas várias comunidades fundadas, para confirmar os irmãos na fé. 

Nessas visitas, o bispo avalia as estruturas e os instrumentos destinados ao serviço pastoral e toma ciência das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização, para poder melhor definir as prioridades da ação pastoral. Também confere os livros de registros dos sacramentos e o livro do tombo da paróquia, no qual está registrada a história da comunidade paroquial.

Na chegada à matriz paroquial, no dia 1º, o Arcebispo foi recebido pelos coordenadores das pastorais e rezou diante do sacrário e da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Depois, presidiu missa, na qual explicou os propósitos da visita pastoral. Por fim, conversou com os coordenadores de pastorais do CPP e do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (Caep).

No 2º dia da visita canônica, em 2 de abril, Dom Odilo conheceu em detalhes as dependências da Paróquia; presidiu missa com a participação dos agentes de pastorais e movimentos como a Renovação Carismática Católica (RCC), Rede Mundial de Oração do Papa, Terço dos Homens, Terço das Mulheres e Legião de Maria. Na ocasião, incentivou os fiéis a permanecerem firmes no anúncio de Jesus. 

Na quinta-feira, 3, no 3º dia da visita pastoral, o Arcebispo esteve no Colégio Consolata. Ele conheceu o corpo docente, dialogou com os estudantes nas salas de aulas e esteve na residência das Irmãs Missionárias da Consolata. Na tarde do mesmo dia, foi à casa de alguns paroquianos enfermos para abençoá-los. Ainda na quinta-feira, presidiu a Eucaristia na Capela São João Batista e depois conversou com as lideranças da comunidade.

Na sexta-feira, 4, o Dom Odilo visitou e abençoou casas no território da Capela São João Batista, também conferindo sacramentos aos enfermos. Ao fim da tarde, reuniu-se com os membros do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep) e à noite presidiu a Eucaristia na intenção dos fiéis defuntos.

No último dia da visita pastoral, no sábado, 5, o Arcebispo esteve no Cursinho Popular Dom Cláudio Hummes, uma iniciativa da Pastoral da Juventude paroquial que oferece, aos sábados, aulas gratuitas a cerca de 100 jovens que desejam ingressar em uma faculdade. “Eu percebi que Dom Odilo ficou feliz em ver que todos esses jovens estão tendo uma grande oportunidade de se preparar para o vestibular e o Enem para realizar um sonho, seguir uma vocação. Ele também agradeceu o trabalho dos professores voluntários”, relatou o Padre João Luiz. 

Ainda no sábado, Dom Odilo se encontrou com catequistas, catequizandos e seus pais no salão paroquial, e falou-lhes sobre a importância da Catequese para a vida do cristão. 

A conclusão da visita canônica foi com a missa na matriz paroquial, já na liturgia do 5° Domingo da Quaresma. Na homilia, Dom Odilo recordou que ninguém deve jamais julgar o próximo, já que o julgamento final sempre compete a Deus. “Aos pecadores, que somos todos nós, não compete condenar outras pessoas, mas ajudá-las a se converter e encontrar misericórdia de Deus”, comentou o Arcebispo, exortando que os fiéis aproveitem a ocasião deste Ano Jubilar – “tempo especial de graça” – para a reconciliação com Deus e com os irmãos. 

Deixe um comentário