Arcebispo de São Paulo participou de audiência com Francisco na manhã do sábado, 19, no Vaticano

No programa “Encontro com o Pastor”, transmitido pela rádio 9 de Julho no sábado, 19, o Cardeal Odilo Pedro Scherer falou sobre a audiência que teve com o Papa Francisco pela manhã, no Vaticano, junto com os demais membros da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
O Arcebispo Metropolitano de São Paulo é também o 1º Vice-Presidente desse organismo eclesial de comunhão, formação, pesquisa e reflexão a serviço das conferências episcopais da América Latina e do Caribe. Desde o início da semana, o grupo participa de reuniões e encontros em diferentes dicastérios da Cúria Romana.
Dom Odilo relatou que, na longa conversa com Pontífice, compartilharam as experiências vividas na realização da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, em novembro, na Cidade do México. “O Papa estava muito interessado em conhecer os resultados, como foi o trabalho [da Assembleia]”, destacou.
Comunhão, participação e missão
O Cardeal Scherer também recordou que o Santo Padre convocou a Igreja no mundo todo para um sínodo universal, cuja assembleia acontecerá em 2023, no Vaticano. “A assembleia do Sínodo é dos bispos, porém, a participação no caminho de preparação, que já é uma fase do Sínodo, é de toda a Igreja”, frisou, lembrando, ainda, que Francisco propôs como temática para esse processo as três qualidades essenciais da Igreja: “comunhão, participação e missão”.
“O Papa está insistindo muito nesse tema, que é fundamental para a vida da Igreja: reencontrar a Igreja, redescobri-la”, sublinhou o Arcebispo, acrescentando que, atualmente, a Igreja é muito mal compreendida com “interpretações equivocadas”, como se essa fosse uma organização não-governamental (ONG) ou uma espécie de partido marcado por polarizações ideológicas semelhantes às da política.
Ao mesmo tempo, enfatizou Dom Odilo, existe o risco de a Igreja ser vista apenas como uma realidade exclusiva do clero enquanto os demais fiéis não se sentem corresponsáveis na sua vida e missão. “Todos precisam ter a consciência de que são parte da Igreja… é uma alegria, um privilégio”, disse.
Nesse sentido, o Cardeal Scherer salientou que sentir-se participante da Igreja significa estar em comunhão com aqueles que legitimamente a pastoreiam, a começar pelo Papa, sucessor do apóstolo São Pedro, sinal visível da unidade eclesial. “Nós estamos com o Papa, com os bispos, na Igreja, somos parte dela porque temos fé, porque somos batizados”, completou.
Ouça o trecho do programa “Encontro com o Pastor”:
Novo tempo muito promissor se desenha desde já para nossa Igreja. Acompanhemos com alegria e esperança.