Presidência do Celam apresenta relatório sobre a Assembleia Eclesial ao Papa Francisco

Membros da presidência do Celam com o Papa Francisco (Foto: Vatican Media)

Na manhã do sábado, 19, o Papa Francisco recebeu a Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) no Palácio Apostólico, no Vaticano. A reunião contou com a presença de Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo (Perú) e presidente do organismo eclesial; do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e 1º Vice-Presidente; Dom Rogelio Cabrera López, Arcebispo de Monterrey  (México) e Presidente do Conselho para Assuntos Econômicos; Dom Jorge Eduardo Lozano, Arcebispo de San Juan de Cuyo (Argentina) e Secretário-Geral; e do Padre  Pedro Brassesco, Secretário-Geral Adjunto.

‘Continue com todos os projetos’

O diálogo fraterno e filial entre os representantes do episcopado latino-americano e o Bispo de Roma durou cerca de uma hora. “Agradecemos a Deus por este encontro”, comentou Dom Miguel Cabrejos. “É com grande satisfação que recebemos a vossa aprovação do trabalho desenvolvido em relação à Assembleia Eclesial. Ele nos disse para ir em frente com todos os projetos que temos”, afirmou.

Da mesma forma, o Presidente do Celam detalhou que, durante a audiência, foi apresentado ao Santo Padre o relatório e a projeção da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizada em novembro passado. “Também o informamos sobre o andamento da nova sede da Celam, que será inaugurada no mês de julho, em Bogotá [Colômbia], e compartilhamos com ele o relatório econômico da Celam”, acrescentou Dom Cabrejos.

Em harmonia com o Papa

Nas palavras de Dom Cabrera, “foi um encontro muito bonito”. O prelado mexicano destacou que “é claro que podemos viver uma comunhão afetiva e efetiva com o Santo Padre, que ele ama a América Latina e a América Latina está em total harmonia com ele”.

Da mesma forma, ele chama a atenção para as perspectivas positivas que o encontro entre Celam e Papa Francisco levanta: “conseguimos olhar com muita esperança, porque sabemos que a América Latina tem um longo caminho a percorrer pastoralmente”.

Foto: Vatican Media

Amor a Jesus Cristo e serviço ao Povo de Deus

Dom Jorge Lozano, por sua vez, destaca a importância deste encontro do ponto de vista da fé: “trata-se do sucessor de Pedro e, neste sentido, o Papa Francisco nos confirma na fé, nos ajuda a caminhar no amor de Jesus Cristo e ao serviço do Povo de Deus”. Saímos deste encontro muito felizes e com essas orientações luminosas sobre o que é este tempo do caminho na Igreja na sinodalidade”.

Durante a audiência, a Presidência do Celam agradeceu ao Papa Francisco pelo recente reconhecimento que fez das virtudes heroicas do Cardeal argentino Eduardo Pironio, cuja causa de beatificação avança. “É um evento muito significativo para o Celam, pois o Cardeal Pironio era então Secretário Geral e, posteriormente, Presidente do Celam . Ele foi um homem que sempre esteve ligado aos problemas da América Latina e do Caribe, e este passo no caminho da causa de sua beatificação nos impactou com grande alegria e também o expressamos e agradecemos ao Papa Francisco”, comenta Dom Lozano.

Com a audiência com Papa, a Presidência do Celam conclui uma série de encontros com diversas organizações da Santa Sé que aconteceram entre os dias 16 e 19 de fevereiro.

O Cardeal Scherer permanece em Roma para reuniões do Conselho para a Economia da Santa Sé, do qual é um dos membros desde 2020.

Fonte: Celam

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários