Cardeal Scherer: ‘Somos de Deus, pertencemos ao Senhor’

Afirmou o Arcebispo de São Paulo, em missa na terça-feira, 2, na comemoração do Dia Mundial da Vida Consagrada

Dom Odilo abençoa velas no início da missa da Festa da Apresentação do Senhor (Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Os religiosos e religiosas que vivem e atuam na Arquidiocese de São Paulo celebraram o 25º Dia Mundial da Vida Consagrada, ao participarem de uma missa na terça-feira, 2, festa litúrgica da Apresentação do Senhor. 

A Eucaristia, organizada pelo Regional São Paulo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-SP), foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista.

A missa também foi em ação de graças pelo 19º aniversário da ordenação episcopal de Dom Odilo. Nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo por São João Paulo II em 28 de novembro de 2001, ele recebeu a ordenação episcopal em 2 de fevereiro de 2002, na Catedral de Toledo (PR), pela imposição das mãos do Cardeal Cláudio Hummes, então Arcebispo de São Paulo.

Além de vários sacerdotes, concelebraram a missa na terça-feira os bispos auxiliares de São Paulo, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Dom Jorge Pierozan e Dom Ângelo Ademir Mezzari, este último Bispo Referencial para a Vida Consagrada, na Arquidiocese; e, também, o Frei Carlos Silva, nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, que receberá a ordenação episcopal no próximo dia 13. 

Luz para os povos

Esta festa litúrgica é marcada pelo rito de bênção das velas na entrada da igreja, que depois são acesas, recordando que Jesus, apresentado no templo, é a luz que ilumina os povos.

Na homilia, o Cardeal Scherer destacou que a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada, na Festa da Apresentação do Senhor, pois, assim como Jesus foi apresentado no templo e consagrado a Deus, os religiosos são pessoas especialmente consagradas a Deus para darem testemunho de Cristo no meio do povo de Deus. 

“O sentido da vida consagrada é uma bênção nas suas múltiplas expressões, na pregação do Evangelho, muitas vezes sem palavras, tão necessária na atualidade. Carismas que se renovam segundo as necessidades do tempo e pelo sopro do Espírito Santo”, afirmou o Arcebispo. 

Religiosa participa de missa pelo Dia Mundial da Vida Consagrada (Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

O Cardeal manifestou seu apreço por todos os consagrados e expressou sua admiração pela presença deles como testemunhas de Jesus Cristo na cidade, por meio de seus diferentes carismas e obras. “Vocês participam da vida e da missão da Igreja. Cada instituto, a seu modo, expressa e vive uma página do Evangelho”, afirmou.  

“Caríssimos religiosos e religiosas, coragem! Renovem, hoje, a sua consagração. Esta é a condição profunda do cristão: somos de Deus, pertencemos ao Senhor”, exortou Dom Odilo.

Dar a vida pelo Reino

Irmã Leonia Terezinha Weber, 79, é religiosa há 56 anos na Congregação da Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Ela relatou ao O SÃO PAULO que ser uma consagrada é ter uma vida inteira dedicada ao Reino de Deus. Também destacou que celebrar o dia da vida consagrada na Festa da Apresentação do Senhor é um convite constante a essa entrega ao Senhor. “Todos os dias, devemos nos apresentar diante de Deus para renovarmos nossa total disponibilidade para servi-lo”, afirmou. 

No fim da celebração, Padre Rubens Pedro Cabral, Coordenador Regional da CRB-SP, fez uma saudação a todos os religiosos. “Novamente, unimo-nos entre as alegrias e dores, trevas e esperanças, para celebrar esse memorável e importante Dia Mundial da Vida Consagrada. Assim, convém recordar que todo o bem continua a ser construído em nossas escolas, instituições, paróquias, bairros periféricos ou centrais, onde a criatividade de iniciativas marca uma presença anunciadora da possibilidade de uma realidade mais humana, reconstruindo e regenerando vidas, para que o Reino de Deus se torne mais visível”, manifestou o Religioso. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários