Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Cardeal Scherer visita paróquias para festejar São José Operário

Arcebispo de São Paulo tem peregrinado às comunidades dedicadas a São José para celebrar, com o povo, o padroeiro que teve sua solenidade litúrgica restrita pela pandemia

Cardeal Scherer visita paróquias para festejar São José Operário - Jornal O São Paulo
Imagem do padroeiro da Paróquia São José Operário, no Imirim, onde Dom Odilo celebra no sábado, 1º de maio, às 17h (foto: Paróquia São José Operário)

No sábado, 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho, a Igreja celebra a memória de São José Operário. Este ano, a data tem destaque maior, devido à celebração no contexto do Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco para ressaltar a figura do esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus, e patrono universal da Igreja Católica.  

Na Arquidiocese de São Paulo, assim como em muitas dioceses brasileiras, a celebração desta data terá ênfase ainda maior, uma vez que, devido às restrições impostas pela fase emergencial da pandemia de COVID-19, a solenidade litúrgica de São José, em 19 de março, não pôde ser celebrada com a presença de fiéis nas Igrejas.

Peregrinação

Por esse motivo, desde a retomada das missas presenciais, no último dia 18, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, tem feito uma verdadeira peregrinação às diversas paróquias dedicadas a São José na Arquidiocese para celebrar o Padroeiro solenemente com o povo.

Em muitas dessas comunidades, o próprio Dom Odilo entrou em contato, manifestando o desejo de celebrar, incentivando o povo a não deixar a festejar o Santo com entusiasmo e devoção, seguindo os protocolos sanitários e as restrições da capacidade de fiéis nos templos, para evitar aglomerações.

No sábado, Dom Odilo presidirá missas às 10h, na Paróquia São José do Jaguaré, na zona Oeste; às 12h, na Paróquia São José do Ipiranga, na zona Sul; e às 17h, na Paróquia São José Operário, no Imirim, na zona Norte.

LEIA TAMBÉM:
Como celebrar o Ano de São José na Arquidiocese de São Paulo?

Especial: São José
Cardeal Scherer visita paróquias para festejar São José Operário - Jornal O São Paulo
Arcebispo preside missa na Paróquia São José do Belém, em março (Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

‘Interceda por todos’

Em 19 de março, mesmo sem a possibilidade de missas com o povo, o Cardeal fez questão de manter a celebração agendada na Paróquia São José do Belém, na zona Leste. Uma das mais tradicionais da cidade.

Na Igreja vazia, diante das câmeras que transmitiam a missa para a comunidade, o Dom Odilo manifestou sua proximidade com os fiéis que não puderam festejar solenemente seu patrono. “Celebramos São José de uma forma diferente… Mas precisamos colaborar para frear o contágio desta pandemia que tem deixado tantas pessoas doentes e mortos. Que São José interceda por todos os doentes, por todas as famílias que estão em luto e por todos os que vivem a aflição deste tempo”, afirmou, na ocasião.

O Arcebispo também lembrou que o Ano de São José prosseguirá até 8 de dezembro, de modo que ainda há esperança de festejar o Padroeiro com festas, procissões e outras manifestações públicas de fé.  Para isso, ele reforçou que é preciso colaborar para que a crise sanitária seja superada.

Na missa da sexta-feira, 30, na capela de sua residência, o Purpurado convidou todos a pedirem a intercessão de São José por todos os trabalhadores, desempregados e subempregados, especialmente, pelos que vivem a angústia das restrições ao trabalho impostas pela pandemia.

Ano de São José

Para ano de São José seja bem vivenciado na Arquidiocese, o Cardeal Scherer apresentou uma série de iniciativas para serem realizadas pelas paróquias, comunidades e organizações eclesiais durante esse período comemorativo.

Dom Odilo anunciou, ainda, que, até 8 de dezembro, todas as igrejas, oratórios públicos e semi-públicos dedicados a São José na Arquidiocese de São Paulo são reconhecidos como “Igrejas de peregrinação do Ano de São José”, onde se poderá obter indulgência plenária, isto é, a remissão da pena temporal dos pecados já perdoados, como prevê a Santa Sé, aos fiéis que: 

–           Estejam arrependidos dos seus pecados;

–           Façam a profissão da fé́ católica;

–           Renovem o propósito de viver conforme a vontade de Deus;

–           Rezem pelo Papa e pela Igreja;

–           Busquem a Confissão sacramental em breve;

–           Participem da Santa Missa e comunguem.

Recomendam-se, ainda, as seguintes práticas:

–           Meditar por, pelo menos, 30 minutos a oração do Pai-Nosso, ou participar de um retiro espiritual, que inclua uma meditação sobre São José;

–           Praticar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, a exemplo de São José;

–           Rezar o Terço em família, entre casais de namorados ou noivos;

–           Confiar a São José a santificação do trabalho, a proteção do trabalho que já́ se exerce ou à procura de um emprego digno aos desempregados;

–           Fazer a oração a São José (do Papa), e/ou a ladainha de São José a favor da Igreja perseguida e pelo alívio dos cristãos que sofrem qualquer forma de perseguição.

–           Também são aceitas todas as orações legitimamente aprovadas pela autoridade eclesiástica (Bispo), ou os atos de piedade realizados em honra de São José.

Deixe um comentário