Caritas Arquidiocesana: 56 anos de história

Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), braço social estendido da Arquidiocese de São Paulo, completará, no próximo dia 4 de abril, 56 anos de uma jornada amorosa no cumprimento de sua missão de promover a caridade e o bem comum, visando a colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna a todos.

Uma das 187 entidades-membro ligadas à Cáritas Brasileira, a CASP surgiu no período em que a Cáritas Brasileira organizou escritórios regionais para facilitar a distribuição de alimentos que chegavam dos Estados Unidos.

A regional criada em São Paulo também fazia o papel de uma Caritas para a Arquidiocese de São Paulo, organizada pelos padres Oblatos de Maria Imaculada, que eram de origem norte-americana. Durante mais de uma década, eles foram responsáveis pela administração da operação da unidade.

Em 1967, o Cardeal Agnelo Rossi, então Arcebispo de São Paulo, optou por trazer esta unidade da Caritas para a administração direta da Arquidiocese. A intenção dele era expandir o escopo de atuação, o que significava também a abertura de horizontes para a CASP em suas atividades de promoção humana. Desde então, a CASP passou a ser a responsável pela coordenação das atividades de todas as entidades beneficentes, de orientação ou inspiração católica na Arquidiocese.

Em 1º de dezembro daquele ano, Dom Agnelo Rossi convocou e presidiu uma Assembleia Geral Extraordinária com a finalidade de estabelecer um estatuto para dar personalidade jurídica à CASP, refletindo o novo modelo de entidade que ele queria imprimir.

“A Caritas Arquidiocesana surgiu em 1968, pensando nas obras sociais na cidade, principalmente nas regiões mais periféricas. A proposta inicial era realmente conseguir captar recursos que vinham da Alemanha, de instituições católicas como a Misereor e a Adveniat, que ajudavam o Brasil e ainda ajudam com projetos sociais. A CASP surgiu no sentido de articular e animar as organizações, os projetos sociais de caridade da Arquidiocese de São Paulo”, recordou o Padre Marcelo Maróstica, Vice-Diretor da CASP.

ESTATUTO

Em seu Estatuto, a CASP é especificada como entidade beneficente, de fins assistenciais e não lucrativos, com sede na cidade de São Paulo.

Embora fosse juridicamente autônoma, a CASP passou a ser parte integrante do Conselho de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, dirigindo a Ação Social da Igreja.

O primeiro diretor nomeado foi o Padre Luciano Túlio Grill. Também compuseram a primeira diretoria Geraldo Dias Moreira (secretário-executivo), Wellington Moreira Santos (tesoureiro) e Hilda Zanini Turano (coordenadora-geral).

A forma como a Caritas Arquidiocesana de São Paulo foi instituída e, principalmente, o seu papel, convergiam com as diretrizes do Concílio Vaticano II, que mudaram a forma como a Igreja passou a se relacionar com a sociedade.

Missão da Caritas Arquidiocesana de São Paulo

“Promover o desenvolvimento integral da pessoa humana e a construção do bem comum, dando testemunho do Amor de Deus (At 1,8) para a transformação da sociedade, com atenção especial aos que sofrem mais duramente as dificuldades da vida”.

Para saber mais sobre a história da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, consulte o nosso site www.caritassp.org.br

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários