Caritas Arquidiocesana abre inscrições para trabalho voluntário e estágios

Até o dia 31 deste mês, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) inscreve para vagas de voluntariado e estágio em sua sede, no bairro da Parada Inglesa, e nos núcleos regionais.

Os interessados devem enviar currículo e carta motivacional, por meio da qual o candidato mostrará seu interesse em querer estar com a Caritas e a sua missão. A etapa seguinte será a de entrevistas, nos dias 17 e 18 de abril.

PARA SER VOLUNTÁRIO

As vagas do voluntariado serão para os serviços de Recepção, Acolhida, Proteção, Assistência Social, Integração e Saúde Mental.

O candidato ao trabalho voluntário deve:

– Ter a partir 18 anos;

– Estar cursando qualquer curso em nível superior;

– Ter algumas horas disponíveis ao longo da semana para o exercício do voluntariado (o limite é de 8 horas semanais, conforme a Lei do voluntariado).

– Gostar de estar com pessoas de diversas nacionalidades e culturas;

– Ser organizado;

– Saber respeitar fluxos de atendimento interno;

– Manter sigilo na escuta das pessoas;

– Saber trabalhar em equipe e respeitar os valores da Caritas.

 “A Caritas Arquidiocesana de São Paulo é porta aberta para quem se coloca à disposição para colaborar na ação social transformadora com a dedicação do seu tempo e formação fortalecendo o seu espírito de cidadania por meio da responsabilidade social”, disse, ao O SÃO PAULO, a Irmã Sônia Maria Martins, que coordena as ações de voluntariado na CASP.

PARA SER ESTAGIÁRIO

Quem deseja ser voluntário na CASP precisa:

– Ter a partir de 18 anos;

– Estar no 6o semestre dos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Direito, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Psicologia;

– Falar inglês, espanhol e/ou francês (esta habilidade não é necessária para os trabalhos nos Núcleos Regionais).

“O estagiário vem com esta disposição para aprender e compartilhar o seu saber. O estágio não é remunerado. O estudante vem para cumprir uma carga horária obrigatória da faculdade”, disse Irmã Sônia. “É uma experiência de troca: assim como o estagiário aprende com a Caritas, ele também nos ensina, vem com toda a carga teórica para tentar conciliar com a nossa prática”, prosseguiu.

Foto: Caritas Arquidiocesana de São Paulo/Arquivo

COMO SE INSCREVER

Os interessados em participar devem enviar currículo e a carta motivacional, para o vanessaalves@caritassp.org.br, até 31 de março.

A seleção dos candidatos será entre os dias 10 e 14 de abril e as entrevistas nos dias 17 e 18 do mesmo mês.

“As pessoas que têm passado pela Caritas como voluntárias e estagiários são pessoas que se sentem bem na Caritas. São muitos os que se preocupam com as pessoas menos favorecidas, querem dedicar seu tempo para elas. Voluntários e estagiários que fizeram a experiência nas ações Caritas sempre que nos encontram falam que foi algo muito positivo que marcaram as suas vidas”, contou Irmã Sônia.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários